Horas depois do anúncio da vitória de “Ainda Estou Aqui” na categoria “Melhor Filme Internacional” do Oscar, a ginasta brasileira Rebeca Andrade foi indicada ao Prêmio Laureus 2025, o Oscar do esporte, na categoria “Retorno do Ano”. A premiação reconhece atletas que superaram grandes adversidades em suas modalidades.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK, FACEBOOK E BLUESKY
Rebeca enfrentou oito cirurgias ao longo da carreira, três delas no ligamento cruzado anterior do joelho direito. Apesar disso, tornou-se a maior medalhista olímpica do Brasil, com seis medalhas. Nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, conquistou um ouro, duas pratas e um bronze, inclusive vencendo Simone Biles em prova que a lenda americana era franco favorita.
Ela pode se tornar a quinta atleta brasileira a vencer a honraria, sendo a primeira mulher. Antes dela, Pelé, Bob Burnquist, Ronaldo Fenômeno e Daniel Dias venceram o prêmio. Ronaldo, inclusive, venceu em 2003 na categoria que a ginasta disputa, sendo artilheiro da Copa do Mundo e melhor jogador do planeta após após grave lesão no joelho.
Os concorrentes na categoria “Retorno do Ano” são:
Caeleb Dressel (EUA): Nadador que retornou às competições após um afastamento para cuidar da saúde mental.
Lara Gut-Behrami (Suíça): Esquiadora que conquistou o bicampeonato da Copa do Mundo oito anos após seu primeiro título.
Marc Márquez (Espanha): Motociclista que voltou a vencer após uma lesão e quatro cirurgias no braço.
Rishabh Pant (Índia): Jogador de críquete que retornou à seleção após um grave acidente de carro.
Ariarne Titmus (Austrália): Nadadora que defendeu com sucesso seu título olímpico nos 400m após a remoção de um tumor no ovário.
A cerimônia do Prêmio Laureus 2025 ocorrerá em 21 de abril, em Madri, Espanha.
+ Rebeca Andrade voltará apenas no 2º semestre para se preservar