Siga o OTD

Ginástica Artística

Caio Souza chega perto da final em retorno às competições

Seis meses após cirurgia, Caio competiu na etapa do Cairo da Copa do Mundo por aparelhos e por pouco não chegou na final

Caio Souza depois da apresentação nas argolas na Copa do Mundo do Cairo de ginástica artística
(Foto: Arquivo/Gaspar Nobrega/COB)

Ele está de volta! Seis meses depois de passar por cirurgia no tendão de Aquiles, Caio Souza fez seu retorno às competições de ginástica artística nesta quinta-feira (15). Ele participou da etapa do Cairo da Copa do Mundo por aparelhos, no Egito, e ficou em 11º lugar na classificatória das argolas, ao marcar 14.066. Yuri Guimarães e Bernardo Actos também entraram em ação no dia, mas não chegaram nas finais.

Competindo apenas nas argolas no dia, Caio teve 6.000 de dificuldade e recebeu 8.066 de execução, totalizando 14.066 por sua apresentação. O brasileiro terminou na 11ª colocação entre os 37 atletas que participaram do aparelho, ficando fora da final. Os armênios Artur Avetisyan e Vahagn Davtyan lideraram o quali, marcando 14.533. O último classificado à decisão foi o argentino Daniel Villafane, com 14.166.

Entre os outros brasileiros, Yuri Guimarães ficou em décimo lugar no solo, com a marca de 13.833 (5.900 de dificuldade e 7.933 de execução), sendo o segundo reserva da final. Ele ficou a apenas 0.033 pontos do último classificado à decisão, o japonês Tanigawa Wataru, que marcou 13.866. O líder do aparelho foi o sul-coreano Ryu Sunghyun, com 14.266.

Já Bernardo Actos participou de dois aparelhos. Ele foi o 31º no solo, com 13.100 (5.000 de dificulade) e terminou na 44ª colocação no cavalo com alças, com 11.233. Neste último aparelho, teve 4.100 de dificuldade e 7.133 de execução. O líder do quali foi o também sul-coreano Hur Woong, com 15.233, enquanto o útlimo classificado à final foi o ucraniano Illia Kovtun, com 14.466.

Briga por vaga olímpica

A Copa do Mundo de ginástica artística serve como classificatório olímpico para Paris-2024. Cairo é a primeira de quatro etapas do circuito, que ainda terá Cottbus (Alemanha), Baku (Azerbaijão) e Doha (Catar). Os dois melhores atletas de cada aparelho, ao final da temporada, garantem vaga olímpica. Somente os três melhores resultados contam para a classificação.

Vale destacar que o Brasil já tem duas vagas olímpicas garantidas, uma nominal, pertencente a Diogo Soares, e outra que pode ser usada por qualquer atleta. O país busca uma terceira vaga pelo circuito das Copas do Mundo. Caio Souza e Arthur Nory são favoritos para conquistá-la, mas os demais brasileiros também estão na briga.

As qualificatórias da Copa do Mundo do Cairo seguem nesta sexta-feira (16). Caio Souza será o único a estar presente em dois aparelhos: ele participará da barra fixa e das barras paralelas. Yuri Guimarães competirá no salto sobre a mesa, Arthur Nory disputará a barra fixa e Bernardo Actos estará nas barras paralelas. As finais acontecerão no sábado (17) e no domingo (18).

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Ginástica Artística