Siga o OTD

Ginástica Artística

Medalhistas da ginástica ganham painel no CT do Time Brasil

COB inaugura novos painéis no CT do Time Brasil para celebrar medalhas da ginástica artística no Campeonato Mundial de 2023

Lorrane Oliveira, Rebeca Andrade, Jade Barbosa, Flávia Saraiva, Julia Soares, Carolyne Pedro e treinadores posam para foto com painel do CT da ginástica no CT Do Time Brasil
(Foto: Marina Ziehe/COB)

O ano de 2023 foi histórico para a ginástica artística feminina do Brasil. As atletas brasileiras da modalidade fizeram a melhor campanha da história do país em um Campeonato Mundial da modalidade, conquistando seis medalhas, incluindo uma inédita prata na prova por equipes. E como homenagem, Júlia Soares, Flávia Saraiva, Jade Barbosa, Rebeca Andrade, Lorrane Oliveira e Carolyne Pedro ganharam um painel especial no Centro de Treinamento da Ginástica Artística, no CT do Time Brasil, no Rio de Janeiro.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

Em uma inciativa iniciada em 2018, o Comitê Olímpico do Brasil instala painéis no centro de treinamento da modalidade com fotos dos medalhistas da ginástica brasileira em Campeonatos Mundiais e Jogos Olímpicos. “Esta é uma justa homenagem que o COB faz para manter viva a lembrança dos feitos dos nossos atletas, porque a história vai ficar registrada. Acredito que é uma conquista na qual reflete o trabalho de toda a equipe e serve de exemplo para as próximas gerações”, disse o presidente do COB, Paulo Wanderley.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIKTOK E FACEBOOK

“Fico muito feliz de ter essa tradição de registrar a memória para que todos consigam ter acesso às conquistas da ginástica. Se pensar que em Tóquio não conseguimos a classificação por equipe, o que foi algo extremamente difícil, e a partir desse momento sentamos para reavaliar o que não funcionou, mostra que estamos no caminho certo. O COB deu todo o suporte que a gente precisou. Então ver esse painel ali no alto traz um filme na cabeça. Porque não é só sobre essa geração, são muitas gerações que contribuíram para chegarmos aqui. Foi um sonho que se tornou realidade e espero que fique esse legado!”, afirmou Jade Barbosa, que falou em nome da equipe.

Rebeca e Flávia com novos painéis

Rebeca Andrade e Flávia Saraiva posam para fotos em frente a seus painéis
(Foto: Marina Ziehe/COB)

Rebeca Andrade já tinha um painel individual no Centro de Treinamento, com as medalhas que conquistou desde os Jogos Olímpicos de Tóquio. Agora, sua placa foi atualizada com as outras quatro medalhas individuais que ganhou no Mundial deste ano: ouro na prova do salto, prata no individual geral e no solo, assim como um bronze na trave. “Sinto-me muito orgulhosa e honrada com essa homenagem. Sabemos que para conquistar todas essas medalhas foi preciso muito trabalho. Tivemos momentos muito difíceis, mas também muito felizes. Então poder estar aqui com toda equipe e todas as pessoas que nos apoiaram desde o início faz toda a diferença. É a realização de um sonho!”, afirmou a campeã olímpica.

Já quem ganhou um painel novo foi Flávia Saraiva. Ela havia ficado muito próxima de ganhar uma medalha olímpica ou mundial em outras ocasiões. Mas neste ano, Flavinha conseguiu além da prata por equipes, uma medalha de bronze na final do solo. “Não tem sensação melhor do que deixar o nosso legado na ginástica. Obviamente a gente sempre quer aumentar mais o número de medalhas e colocar mais resultados ali, mas hoje é um dia de comemoração. Não só de celebrar a minha foto, mas a da equipe também, pois sabemos o quanto lutamos. Valeu muito a pena!”, contou a ginasta.

*Com informações de Comitê Olímpico do Brasil

Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e viciado em esportes

Mais em Ginástica Artística