Siga o OTD

Santiago 2023

Equipe masculina do Brasil leva o bronze na ginástica

Time do Brasil com Arthur Nory, Bernardo Actos, Diogo Soares, Patrick Corrêa e Yuri Guimarães fica em terceiro lugar em Santiago

Equipe masculina de ginástica artística do Brasil no pódio dos Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023
(Foto: Ricardo Bufolin/CBG)

O Brasil foi ao pódio no primeiro dia de disputa da ginástica artística nos Jogos Pan-Americanos Santiago-2023. O time brasileiro, composto por Arthur Nory, Bernardo Actos, Diogo Soares, Patrick Corrêa e Yuri Guimarães ficou em terceiro lugar na competição por equipe, conquistando a medalha de bronze. Estados Unidos e Canadá completaram o pódio.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

A equipe brasileira esteve desfalcada de dois dos seus principais ginastas: Caio Souza e Arthur Zanetti tiveram lesões nos últimos meses e não participaram nem do Campeonato Mundial, nem no Pan. Assim, o Brasil contou com um time jovem, com quatro atletas estreando nos Jogos Pan-Americanos. O Brasil fez uma boa passagem por barras paralelas, barra fixa, solo e salto, mas não teve notas suficientes no cavalo e nas argolas para poder ultrapassar as equipes norte-americanas. Os Estados Unidos ficou em primeiro lugar, com 249.860 pontos no total. O Canadá levou a prata com 246.794, enquanto o Brasil completou o pódio com 245.394 pontos.

A competição dos brasileiros

O Brasil começou bem na competição, conseguindo boas notas nas barras paralelas e na barra fixa. No primeiro, os brasileiros conseguiram um total de 41.999 pontos, enquanto na fixa foram 42.299. Bernardo Actos conseguiu as maiores notas do Brasil nos dois aparelhos com 14.133 nas paralelas e 14.166 na barra fixa. Já no solo, a equipe somou 41.766, com Nory (14.066) e Yuri (14.100) fazendo as melhores séries da rotação.
+ Guilherme Costa ganha primeiro ouro da natação em Santiago
+ Rayssa e Pamela fazem dobradinha no skate street
+ José Gabriel ganha primeira medalha do Brasil no mountain bike

+ Brasil atropela Cuba na estreia do vôlei feminino em Santiago
+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIKTOK E FACEBOOK

Em seguida, vieram os dois aparelhos mais desafiadores para os brasileiros. No cavalo com alças, Diogo Soares teve uma queda, mas mesmo assim tirou a maior nota do time: 12.900. No total, a equipe brasileira somou 37.632. Já nas argolas, o Brasil somou 38.499 pontos, com a maior nota sendo novamente de Diogo Soares, com 13.033. Destaque para Arthur Nory que competiu no aparelho pela primeira vez em quatro anos.

Fechando a competição, o Brasil passou pelo salto sobre a mesa, conseguindo boas notas no aparelhos. Além de tirarem as maiores notas da equipe, Nory e Yuri também fizeram dois saltos bem executados para garantir vaga na final do aparelho

Vagas nas finais

No individual geral, o Brasil colocou dois atletas na final. Diogo Soares terminou o dia em terceiro lugar, com um total de 81.932, enquanto Nory foi o quinto colocado com 81.231. Os ginastas brasileiros também conseguiram vaga em quatro finais por aparelho. Na barra fixa, o Brasil teve os dois primeiros colocados com Bernardo Actos e Arthur Nory. Já nas paralelas, Bernardo ficou em segundo lugar e Diogo foi o terceiro. No solo, Yuri e Nory avançaram à final em terceiro e quarto lugar respectivamente. Eles também avançaram no salto, com Yuri terminando o dia na liderança do aparelho e Nory na terceira colocação.

Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e viciado em esportes

Mais em Santiago 2023