Siga o OTD

Santiago 2023

Brasil conquista o hepta no revezamento 4x100m masculino

Com Caribé, Chierighini, Alcará e Felipe, revezamento brasileiro mantém hegemonia e conquista o sétimo ouro seguido em Pans

Revezamento 4x100m livre masculino do Brasil segura medalha nos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023
(Foto: Satiro Sodré/CBDA)

O Brasil conquistou o heptacampeonato do revezamento 4x100m masculino dos Jogos Pan-Americanos neste sábado (21), primeiro dia de disputas da natação em Santiago-2023. O time formado por Guilherme Caribé, Marcelo Chierighini, Victor Alcará e Felipe Ribeiro faturou a medalha de ouro na prova, marcando 3min13min51s para superar os Estados Unidos. Além disso, o Time Brasil faturou outras duas medalhas na segunda sessão da tarde, com uma prata de Léo de Deus e um bronze do revezamento 4x100m livre feminino. Com isso, fechou o dia com seis pódios.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

Dono do melhor tempo da eliminatória, o Brasil dominou a final de ponta a ponta e manteve sua hegemonia na prova. Caribé abriu a prova com 48s41, Chierighini marcou 48s00, Alcará marcou 48s34 e, por fim, Felipe nadou para 48s76. Felipe, aliás, teve que segurar a concorrência do norte-americano Brooks Curry, que cresceu nos metros finais. Ao fim, o Brasil marcou 3min13s51 contra 3min14s22 dos Estados Unidos. O Canadá completou o pódio, com 3min15s83.

+ Cachorrão conquista primeiro ouro da natação em Santiago
+ Rayssa e Pamela fazem dobradinha no skate street
+ José Gabriel ganha primeira medalha do Brasil no mountain bike

+ Brasil atropela Cuba na estreia do vôlei feminino em Santiago
+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIKTOK E FACEBOOK

Hegemonia mantida

Com isso, o Brasil conquistou seu sétimo ouro consecutivo no revezamento 4x100m livre masculino, subindo no lugar mais alto do pódio de forma seguida desde Winnipeg-1999. Além disso, o país se isolou como o maior vencedor da prova na história dos Pans, superando o próprio EUA, que também tem seis ouros.

atletas do revezamento 4x100m masculino comemoram hegemonia nos Jogos PanAmericanos
Atletas vibram após manutenção da hegemonia nos Jogos Pan-Americanos (Foto: Satiro Sodré)

“A nossa tradição é muito grande nesta prova. Tive o prazer de fazer parte dos dois últimos revezamentos e sei a importância que ele tem. Foi uma prova muito boa, de um time bastante unido, que se esforçou muito para conquistar esse título”, falou Marcelo Chierighini, um dos atletas mais experientes da equipe brasileira.

Léo de Deus é prata

Atual tricampeão pan-americano dos 200m borboleta, Leonardo de Deus chegou a Santiago com a possibilidade de um feito inédito: se tornar o primeiro tetracampeão do Pan em uma mesma prova da natação. Mas por pouco o brasileiro não conseguiu novamente o título continental. Leo de Deus terminou em segundo lugar, com 1min57s25, ficando com a medalha de prata. O vencedor da prova foi Mason Laur, dos EUA, com 1min56s44, com Jack Dahlgren, também dos EUA, levando o bronze com 1min57s53.

Léo de Deus conquistou sua quarta medalha nos 200m borboleta em Jogos Pan-Americanos (Foto: Satiro Sodré/CBDA)

O Brasil também foi ao pódio no revezamentos 4x100m livre feminino, com com Ana Carolina Vieira, Stephanie Balduccini, Giovanna Diamante e Celine Bispo, que faturaram o bronze. O Brasil liderou na primeira metade da prova. Mas na terceira perna do revezamento, o Canadá assumiu a liderança com uma ótima parcial da campeã olímpica Maggie MacNeil, encaminhando as canadenses para o ouro com 3min37s75. No final, os Estados Unidos terminaram em segundo lugar, com 3min38s42, com as brasileiras fechando o pódio, com 3min39s94.

Com as medalhas, o Brasil encerrou o primeiro dia da natação com a conquista de seis pódios. Além das três na segunda parte da sessão, o país havia medalhado com Maria Fernanda Costa e Gabrielle Roncatto, prata e bronze nos 400m livre, respectivamente, e com Guilherme Costa, o Cachorrão, ouro também nos 400m livre.

Nado peito

Neste sábado, também foram realizadas as finais dos 100m nado peito nos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023. Na final, João Gomes Júnior passou forte nos primeiros 50 metros, virando em primeiro lugar. Mas o brasileiro não conseguiu manter o ritmo intenso na volta, terminando em quinto lugar, com 1min00s89. Raphael Windmuller também participou da final, encerrando a prova na sétima posição, com 1min01s43.

Na versão feminina da prova, Jhennifer Conceição ficou em sétimo lugar, com um tempo de 1min10s10, enquanto Nichelly Nisy, que nadou na final B, terminou em décimo na classificação geral após fazer 1min10s55. O pódio da prova teve uma dobradinha canadense: Rachel Nicol ficou em primeiro lugar (1min07s28) e Sopie Angus foi a segunda colocada (1min07s55). A argentina Macarena Ceballos levou a medalha de bronze (1min07s68).

Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e viciado em esportes

Mais em Santiago 2023