Siga o OTD

Santiago 2023

Arthur Nory volta a fazer argolas mirando vaga em Paris-2024

De olho em vaga nos Jogos Olímpicos de Paris, Arthur Nory volta a treinar argolas para tentar a classificação através dos Jogos Pan-Americanos

Arthur Nory no Mundial de ginástica artística. Ele vai competir nos Jogos Pan-Americanos Santiago-2023
(Foto: Ricardo Bufolin/CBG)

Nos Jogos Pan-Americanos Lima-2019, Arthur Nory conquistou a medalha de prata no individual geral, em uma dobradinha com o também brasileiro Caio Souza. Agora, quatro anos depois, o ginasta volta ao Pan para tentar novamente uma medalha na prova que coroa o ginasta mais completo das Américas. Além disso, Nory também busca se classificar para os Jogos Olímpicos de Paris, após não conseguir a vaga no Campeonato Mundial de ginástica artística no começo do mês.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

A equipe brasileira de ginástica artísitca chegou neste domingo (15) em Santiago para os Jogos Pan-Americanos e já nesta segunda-feira (16) fez o seu primeiro treino na capital chilena. O time masculino é o mesmo que competiu no Mundial de ginástica artística duas semanas atrás com Arthur Nory, Diogo Soares, Bernardo Actos, Patrick Correa e Yuri Guimarães. No Mundial, a equipe do Brasil ficou em 13º lugar, não conseguindo classificar o time completo para Paris-2024. Mas o Brasil conseguiu duas vagas individuais, podendo conquistar uma terceira no Pan ou no circuito das Copas do Mundo no ano que vem.
+ OTD cruza a Cordilheira dos Andes e chega a Santiago para o Pan
+ Veja como estão as instalações do Parque do Estádio Nacional de Santiago
+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIKTOK E FACEBOOK

Em busca da terceira vaga

“Temos essas duas oportunidades para conseguir a vaga. Então vamos fazer uma estratégia para resolver essa terceira vaga já aqui no Pan-Americano. Assim, a gente vai colocar dois atletas para fazer o individual geral para conseguir essas vagas”, explicou Hilton Dichelli Júnior, coordenador da equipe brasileira. Um desses atletas será Arthur Nory. O atleta não faz o individual geral desde o Pan de 2019, por conta de lesões no ombro que atrapalhavam o treinamento do ginasta nas argolas. Mas após não conseguir se classificar para Paris após terminar em sexto lugar na final da barra fixa no Campeonato Mundial, Nory voltou a treinar argola para tentar a vaga olímpica através do Pan.

Novos rostos

Do quinteto brasileiro em Santiago, apenas Nory já disputou uma edição dos Jogos Pan-Americanos. Os demais ginastas estarão fazendo sua estreia na competição. “É uma equipe muito jovem, com vários estreantes e isso é muito importante para a ginástica brasileira. E nós acreditamos nessa renovação com qualidade. O trabalho está sendo feito para que tenhamos bons resultados e o Brasil conquiste muitas medalhas com essa equipe nova e renovada e com muito futuro”, comentou Dicelli. “Esses meninos vem tendo uma preparação junto com o time principal. E quando eles tiveram a oportunidade de competir pela seleção eles representaram a altura”, completou o treinador.

Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e viciado em esportes

Mais em Santiago 2023