Siga o OTD

Ginástica Artística

Equipe masculina do Brasil abre Mundial de ginástica artística

Em busca da classificação aos Jogos Olímpicos de Paris, equipe masculina do Brasil competiu neste sábado no Mundial de ginástica artística

Equipe do Brasil no Mundial de ginástica artística
(Foto: Ricardo Bufolin/CBG)

Começou o Campeonato Mundial de ginástica artística de 2023 em Antuérpia, na Bélgica. Neste sábado (30), acontece a primeira parte da qualificação masculina e o time do Brasil já passou pela competição com Arthur Nory, Bernardo Actos, Diogo Soares, Patrick Corrêa e Yuri Guimarães conseguindo um total de 245.295 pontos e agora aguardam o término da eliminatória para saber se avançam para a final e se classificam aos Jogos Olímpicos Paris-2024.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

O Brasil contou com uma equipe jovem na competição, depois que teve o desfalque de nomes importantes da equipe como Arthur Zanetti e Caio Souza. Mesmo assim, os brasileiros fizeram uma boa competição, com poucos erros e sem contar notas de apresentações com quedas na pontuação final. O primeiro destaque fica por conta da rotação das barras paralelas, onde o time brasileiro melhorou em mais de um ponto o total que havia conseguido no Mundial de 2022. A equipe do Brasil brilhou também no salto, onde todos os atletas fizeram bons saltos, especialmente Arthur Nory que tirou 14.700 para um Yurchenko com duas piruetas e meia cravado (nota 9.5 de execução).
+ Rebeca Andrade mostra nova coreografia para o Mundial de ginástica artística
+ Pinheiros se classifica à final do Paulista de vôlei feminino
+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIKTOK E FACEBOOK

Os brasileiros competiram na primeira subdivisão do Campeonato Mundial, ao lado dos times de Grã-Bretanha (já classificados para Paris-2024), Turquia e Cazaquistão, terminando atrás de britânicos e turcos. Assim, os ginastas do Brasil aguardam as outras 20 equipes que irão competir na Bélgica para conhecer sua classificação final.

Resultados individuais

O primeiro dia da competição serve não só para a definição das vagas olímpicas, como também para definir os finalistas no Campeonato Mundial. No individual geral, Diogo Soares foi o melhor brasileiro com um total de 81.064 pontos, enquanto Patrick Correa somou 79.931. Ambos têm chances de se classificarem para a final.

Nos aparelhos a principal aposta brasileira é com Arthur Nory, na barra fixa. O campeão mundial teve um erro no meio da sua apresentação, mas conseguiu evitar uma queda para tirar 14.133. Nory está em segundo lugar após a primeira subdivisão do Mundial. No solo, Yuri Guimarães e Arthur Nory fizeram boas apresentações, mas devem ser ultrapassados por adversários que competem nas próximas horas. O mesmo deve acontecer com Yuri na classificação do salto sobre a mesa.

Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e viciado em esportes

Mais em Ginástica Artística