Siga o OTD

Ginástica Artística

CBG divulga lista de convocados para o Mundial de ginástica artística

Confira a lista dos 12 atletas que representarão o Brasil no Mundial da Antuérpia, que começa em 30 de setembro

Rebeca Andrade faz salto durante Mundial de ginástica artística; ela está na convocação da CBG
(Foto: Julio César Guimarães/COB)

A Confederação Brasileira de Ginástica (CBG) divulgou nesta quarta-feira (13) a convocação para o Mundial de ginástica artística, que acontecerá em Antuérpia, na Bélgica, entre os dias 30 de setembro e 8 de outubro. A lista conta com 12 atletas, sendo seis homens e seis mulheres, incluindo os medalhistas olímpicos Arthur Nory, Arthur Zanetti e Rebeca Andrade.

Principal competição da temporada na ginástica artística, o Mundial da Antuérpia terá um peso muito importante porque será classificatório olímpico para Paris-2024. Nove equipes em cada naipe garantirão vaga nos Jogos Olímpicos do ano que vem. Além disso, o evento também distribuirá cotas individuais tanto no feminino quanto no masculino.

O Brasil terá suas principais atletas na disputa feminina, com a campeã mundial e olímpica Rebeca Andrade, a campeã pan-americana Flávia Saraiva e a medalhista mundial Jade Barbosa. Carolyne Pedro, Júlia Soares e Lorrane Oliveira também integram a equipe. No ano passado, o time brasileiro ficou em quarto lugar no Mundial, apesar de não ter Jade Barbosa e Flávia Saraiva (se lesionou na competição).

Entre os homens, o Brasil não terá seu principal generalista, Caio Souza, pois rompeu o tendão de Aquiles no mês passado. Ainda assim, a equipe contará com os experientes Arthur Nory, campeão mundial na barra fixa e medalhista olímpico no solo, e Arthur Zanetti, campeão olímpico nas argolas. Diogo Soares, Patrick Sampaio, Tomás Rodrigues e Yuri Guimarães completam, por fim, a equipe.

“Como de costume, as coordenações técnicas da Seleção de Ginástica Artística realizaram um processo constante e transdisciplinar de avaliações para a definição das equipes brasileiras para o Campeonato Mundial deste ano. Estamos confiantes e preparados para mais esse grande evento do ciclo olímpico, objetivando a classificação por equipes para os Jogos de Paris-2024”, avaliou Henrique Motta, diretor esportivo da CBG.

Convocação do Brasil para o Mundial de ginástica artística:

Feminino
Rebeca Andrade
Flávia Saraiva
Lorrane Oliveira
Jade Barbosa
Julia Soares
Carolyne Pedro

Masculino
Arthur Nory
Arthur Zanetti
Diogo Soares
Yuri Guimarães
Tomás Rodrigues
Patrick Sampaio

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Ginástica Artística