Siga o OTD

Ginástica Artística

Rebeca e Flávia brilham na trave na classificação do Troféu Brasil

Rebeca Andrade e Flávia Saraiva fizeram ótimas apresentações na trave e se classificaram para a final do aparelho no Troféu Brasil em Porto Alegre

Flávia Saraiva Rebeca Andrade Troféu Brasil de ginástica artística
(Foto: Ricardo Bufolin/CBG)

No segundo dia da fase de qualificação do Troféu Brasil de ginástica artística em Porto Alegre, Rebeca Andrade e Flávia Saraiva tiveram apresentações de nível de final de mundial na trave. As representantes do Brasil em Tóquio-2020 foram as melhores no aparelho com notas acima de 14 pontos. Nesta sexta-feira (20) também foram definidos os finalistas no solo feminino e no salto, barras paralelas e barra fixa masculinos.

A campeã olímpica Rebeca Andrade teve a nota mais alta do dia na trave com 14.367 pontos. A ginasta do Flamengo teve a melhor nota de execução do aparelho (8.567) e apresentou um novo combo de saída: rondada, flic e duplo carpado, o que aumenta a sua nota de dificuldade pela conexão de três elementos.

Flávia Saraiva competiu pela primeira vez desde a final da trave em Tóquio-2020, onde ficou na sétima colocação. Após os Jogos Olímpicos, ela fez uma cirurgia no tornozelo e como ainda está em recuperação, ela vai disputar apenas este aparelho nesta semana. Flávia fez uma boa apresentação, com o único erro sendo a perda da conexão entre sua reversão para frente e um salto ginástico. Flávia conseguiu 14.167 pontos.

+ Bia Ferreira é vice-campeã do Mundial de Boxe na Turquia

No solo, a melhor apresentação do dia foi de Andreza Lima. Ao som do clássico frevo “Vassourinhas”, a ginasta do Grêmio Náutico União conseguiu 13.000 para a sua série que tinha um duplo twist grupado e giros difíceis bem executados. Em segundo lugar ficou Carolyne Pedro (12.867) seguida por Gabriela Barbosa (12.767).

MASCULINO

Destaque no primeiro dia onde liderou o solo, João Prunes Vieira avançou para a final do salto sobre a mesa também em primeiro lugar. O ginasta da Sogipa teve uma média de 14.425 para seus dois saltos: um duplo mortal grupado para frente (14.600) e um Tsukahara com duas piruetas e meia (14.250). O finalista olímpico da prova Caio Souza ficou em segundo lugar com média 14.350.

Caio terminou o dia na primeira posição nas barras paralelas, com 14.350 pontos, e da barra fixa com 14.550. O campeão mundial Arthur Nory também se classificou para as finais dos três aparelhos com o segundo lugar na barra fixa (14.300), o terceiro nas paralelas (13.300) e a quarta posição no salto (13.925).

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

As finais por aparelho do Troféu Brasil de ginástica artística serão disputadas no fim de semana. No sábado (21), serão definidos os medalhistas no solo, cavalo e argolas no masculino e no salto e nas barras assimétricas no feminino. No domingo (22), é a vez das finais de solo e trave no feminino e salto, barras paralelas e barra fixa entre os homens.

Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e viciado em esportes

Mais em Ginástica Artística