Siga o OTD

Ginástica Artística

Rebeca Andrade fora do solo e do individual geral no Mundial

Com foco no planejamento que visa a Paris-2024, Rebeca Andrade disputa salto, paralelas e trave

Rebeca Andrade mundial ginástica
(Ricardo Bufolin/CBG)

A CBG (Confederação Brasileira de Ginástica) já tem preparado o planejamento para os Jogos Olímpicos de 2024. Com base nesses parâmetros, a equipe técnica e multidisciplinar e a ginasta, que levaram em conta a periodização e preparação, decidiram que Rebeca Andrade fará três aparelhos no Mundial de Kitakyushu (salto, paralela e trave). Desta forma, não disputará o Individual Geral, nem competirá no solo.

O treinador Francisco Porath Neto deu mais detalhes sobre o processo que resultou nesse posicionamento:

“A equipe discutiu e analisou esta longa temporada e a alta exigência até aqui. Entendemos que, para que a Rebeca possa fazer o solo com bom nível técnico e seguro, a carga de treinamentos precisaria ser maior e mais complexa, nesse momento pós-Olimpíada e planejamento a longo prazo não seria adequado. Rebeca segue competitiva no salto, barra e trave e vamos buscar a classificação para as finais. Após o Mundial ela fará um período de descanso necessário e merecido, para se preparar para o novo ciclo”.

Rebeca também explica todo o contexto. “Precaução, planejamento, análise médica e física e respeito com o meu corpo. Gente, estou vindo de um momento em que fiz uma preparação muito difícil. Para chegar aqui e fazer o mesmo solo que vinha fazendo, exigiria muito do meu corpo. Sei que todos gostariam de me ver fazendo Baile de Favela. Eu também! Mas tenho que ser inteligente agora e saber que este não é o momento. Mas não fiquem tristes! Logo, logo o meu solo estará de volta”.

E, pensando mais à frente, Rebeca adianta que tem planos bem ambiciosos. “Quero chegar nos próximos anos e arrasar, como fiz em Tóquio”, diz a ginasta, esclarecendo que a decisão foi antecedida por conversas com todos os integrantes da equipe multidisciplinar.

Além de Rebeca Andrade, o Brasil terá Arthur Nory e Caio Souza no Mundial de Ginástica Artística. Luis Porto foi cortado.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Rebeca Andrade
Baile de Favela fez sucesso nos Jogos Olímpicos de Tóquio (Ricardo Bufolin/CBG)

Ciclo olímpico de três anos

“A ausência da Rebeca no solo neste Mundial de Ginástica faz parte do planejamento para este novo ciclo. A análise não se limitou a uma apresentação e sim à preparação necessária para performance, volume de treinos e também dias de competição. A atleta vem de uma forte preparação sem pausa após os Jogos Olímpicos. Entendemos que participar deste Mundial é importante, assim a prioridade é uma participação segura e competitiva. O planejamento para 2024 já começou e as estratégias de treinamentos e competições visam manter a atleta em excelentes condições físicas, psicológicas e técnicas para os próximos anos”, afirmou a equipe multidisciplinar.

“Essa decisão foi muito difícil, todos nós gostaríamos de ver ‘Baile de Favela’, para chegarmos aos Jogos em boas condições nossa prioridade foi o respeito com o corpo, precaução e planejamento. Neste momento não poderia ser diferente”, diz Porath.

Mais em Ginástica Artística