Siga o OTD

Ginástica Artística

CBG dá início ao ano olímpico com estágio de treinamento

Treino de sexta-feira da seleção masculina será exibido ao vivo pelo YouTube da Confederação Brasileira de Ginástica

seleção masculina de ginástica artísitca
Integrantes da seleção brasileira masculina de ginástica artística (Divulgação/CBG)

É ano olímpico, e a CBG (Confederação Brasileira de Ginástica) já começa 2021 com tudo. No Centro de Treinamento Time Brasil, no Rio de Janeiro, está sendo realizado o estágio de treinamento da ginástica artística masculina.

Os selecionados estão juntos desde o último dia 16 e ficam no CT até o dia 28 de janeiro.

Inclusive, nesta sexta-feira (22), às 15h30 (de Brasília), será exibido, no canal oficial da CBG no YouTube, um treino aberto dos participantes do Estágio, que estão se preparando para as competições internacionais previstas para este ano, com foco especial nos Jogos Olímpicos de Tóquio.

A seleção brasileira masculina já está classificada. Entre os participantes, estão todos os ginastas que representaram o Brasil no último Mundial de Stuttgart, em 2019.

+ Bach reafirma que Jogos serão realizados conforme o programa

Dando sequência

Essa ação dá continuidade ao planejamento do ano passado. No final de novembro, foi realizado outro estágio, no mesmo local. “O estágio de novembro foi de extrema importância. Por meio dele, foi possível estruturar o planejamento para 2021, baseado nos objetivos da equipe, bem como individuais”, diz Marcos Goto, coordenador da seleção masculina.

Seleção masculina de ginástica artística está garantida em Tóquio-2020 (Wander Roberto/COB)

No CT se reúnem nove atletas e sete treinadores, número ainda limitado, tendo em vista a observância dos protocolos estabelecidos em decorrência da pandemia. “Nosso objetivo é trabalhar com o maior número de atletas e treinadores. Neste momento ainda estamos com o quantitativo limitado devido ao momento que enfrentamos. Esperamos que, o quanto antes, possamos realizar estágios como fizemos nos últimos, incluindo outros atletas”, explica Goto.

O coordenador da seleção explica que o atual momento é estratégico. “Nossa corrida para o próximo ciclo já começou. Iniciamos um trabalho de base muito forte nos últimos quatro anos e agora ele se intensifica. Estamos encerrando um ciclo olímpico e já iniciando outro. Por isso, precisamos estar com força total”.

O calendário de preparação já está estruturado, segundo Goto. “Estamos confiantes de que será possível cumpri-lo e chegar aos Jogos Olímpicos com nossos atletas nas melhores condições físicas, técnicas e emocionais”.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

Ginastas convocados:

Arthur Nabarrete Zanetti (SERC / SP), Artur Nory O. Mariano (ECP/SP), Caio Campos Souza (ADC S BERNARDO / SP), Diogo Brajão Soares (PIRA OLÍMPICA / SP), Francisco Barretto Junior (ECP/SP), Leonardo Matheus Souza (MTC/ MG), Lucas de Souza Bitencourt (MTC/ MG), Tomás Rodrigues Florêncio, Yuri Guimarães Monteverde (SERC/SP)

Mais em Ginástica Artística