Siga o OTD

Ginástica Rítmica

Ginastas iniciam o segundo mês na Missão Europa, em Portugal

Atletas que estão em Rio Maior, em Portugal, comentam sobre o período de treinos na Europa

Missão Europa Flávia-Saraiva-Rebeca-Andrade - Jogos Pan-Americanos – Lima 2019 – Ginástica artística – Equipe feminina
Flávia Saraiva e Rebeca Andrade são os principais nomes da ginástica artística brasileira atualmente (Divulgação CBG)

A equipe brasileira de ginástica que está em Portugal inicia o segundo mês de treinamentos em Rio Maior, na chamada Missão Europa. A equipe é formada por 26 atletas, levando em conta ginástica artística e ginástica rítmica.

A delegação da ginástica é formada por atletas que já garantiram vagas nos Jogos Olímpicos de Tóquio, e também por candidatos fortes a elas, segundo avaliação das comissões técnicas. Como é o caso de Diogo Soares, vice-campeão mundial júnior nas argolas.

“Nossa meta era retomar a forma física e voltar a fazer os elementos que fazia. A ideia era focar nos detalhes. Em período de competição, alguns deles podem passar despercebidos”, diz o promissor piracicabano de 18 anos de idade.

Atletas da ginástica rítmica e artística treinam juntas em Portugal (Divulgação/CBG)

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

Rebecca Andrade, um dos nomes mais fortes da ginástica artística brasileira nos últimos anos, também está na Missão Europa. Mesmo tendo sofrido muito com lesões sérias durante o ciclo e não ter vaga na Olimpíada garantida, a brasileira está aproveitando do período de treinos. 

“Estou melhor do que esperava, e esse é um ponto megapositivo. Está sendo maravilhoso desfrutar dessa oportunidade de estar aqui. Tenho consciência de que não foi nem um pouco fácil a montagem desta Missão. Tudo o que estão proporcionando para a gente está sendo extremamente incrível. Sou muito grata, de coração”.

+ Por Tóquio, João Menezes busca adaptação na quadra rápida

Adiamento olímpico pelo lado positivo

O período de treinos na Missão Europa, fez a equipe da ginástica brasileira retomar o ritmo de treinamento e olhar para os Jogos Olímpicos de Tóquio de uma maneira diferente. Um dos mais novos na equipe, Diogo Soares começou a se imaginar dentro do grupo do Japão. 

+ #5fatos que você não sabia sobre Laís Nunes

“A gente fica bastante esperançoso quanto à possibilidade de ir a Tóquio sim. Este período de treinamento, com aparelhagem maravilhosa, me deixa muito otimista. A cada treinamento, quero melhorar mais. Dessa forma, aumento minhas possibilidades”.

“Nosso sonho foi adiado por conta da pandemia, mas não baixamos a cabeça e continuamos a trabalhar dentro de casa. Claro que é incomparável a sensação de poder conviver entre 12 meninas neste momento. Afinal, já somos praticamente uma família, né?”, disse Beatriz Linhares, integrante da seleção brasileira de conjunto.

Mais em Ginástica Rítmica