Siga o OTD

Futebol

Grêmio vence nos pênaltis e é campeão do Brasileiro Sub-17

Após a decisão terminar empatada em 2 a 2, a equipe gaúcha derrotou o Flamengo por 5 a 3 nas penalidades máximas

Comemoração das jogadoras do Grêmio no título do Brasileiro Sub-17 (Alessandra Torres/CBF)
(Alessandra Torres/CBF)

Em final disputada no Estádio Independência, em Belo Horizonte-MG, o Grêmio derrotou o Flamengo nas cobranças de pênalti e se sagrou campeão do Brasileiro Sub-17 de futebol feminino. Esse foi o primeiro título do clube gaúcho na competição.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

Após um empate em 2 a 2 no tempo normal, a decisão do campeonato nacional precisou ser decidida nos pênaltis. As autoras dos gols foram Nicoli e Ana Papel, para o Tricolor, e Sofia e Emily, a favor do lado carioca. No ano passado, primeira edição do torneio, o Grêmio parou na semifinal, quando caiu para o Santos no placar agregado de 7 a 3.

Sobre a partida

Depois de um início muito truncado, o Grêmio abriu o placar logo aos nove minutos. Em jogada ensaiada na cobrança de falta, a meia Ana Papel rolou para a lateral-esquerda Ana Carolina cruzar na área e a zagueira Nicoli cabecear bem para marcar. Na sequência, as gaúchas seguiram melhores no confronto, mas sem conseguir criar grandes perigos para o time carioca.

O Flamengo conseguiu responder aos 31 minutos, com uma finalização para fora da atacante Kaylane Vieira, de apenas 14 anos. Logo depois, a ponta Laís cruzou e a zagueira Sofia deixou tudo igual na decisão. Porém, na saída de bola, Ana Papel recebeu na área e chutou forte para fazer o 2 a 1 a favor do clube de Porto Alegre-RS.

Na volta do intervalo, as cariocas saíram para o ataque em busca de reverter a desvantagem. Depois de muita insistência, aos 32 minutos, Isabela cruzou na área e a goleira Josiane saiu mal na bola, sobrando para o ataque do Flamengo, que empurrou para o gol e empatou a final do Brasileiro Sub-17.

Com o resultado, a definição da taça ficou para as cobranças de pênaltis. Primeiramente, as três primeiras batidas foram convertidas. Na sequência, a meia Fernanda fez para o Grêmio, mas a zagueira Emily acertou a trave na chance do Mengão. Por fim, Nicoli sacramentou o título do Tricolor em 5 a 3.

Jornalista capixaba formado na PUC-SP e amante dos esportes olímpicos e paralímpicos.

Mais em Futebol