Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Ricardinho marca e Brasil é penta do futebol de cegos

Ricardinho marca no primeiro tempo e Brasil segura pressão da Colômbia para garantir pentacampeonato do futebol de cegos

Ricardinho comemorando gol do Brasil nos Jogos Parapan-Americanos
Foto: Douglas Magno / CPB @douglasmagno @ocpboficial

A seleção brasileira de futebol de cegos é pentacampeã dos Jogos Parapan-Americanos. Neste sábado (25), os brasileiros entraram em campo para enfrentar a Colômbia na final da edição de Santiago-2023. Com gol de Ricardinho, o time brasileiro venceu por 1 a 0 e faturou mais uma medalha de ouro.

+ Confira a agenda de eventos de Santiago-2023
+ Veja o quadro de medalhas dos Jogos Parapan-Americanos

A campanha

Anteriormente a final, o Brasil fez uma campanha regular na fase classificatória da competição. Depois de vitórias complicadas contra o México, Colômbia e Chile, o time brasileiro conheceu sua segunda derrota na história do Parapan para a Argentina na penúltima rodada. 

+Tabela do Futebol de Cegos dos Jogos Parapan-Americanos

Como resultado, a equipe deixou a classificação para a final por um fio. Precisando tirar cinco gols de saldo, o Brasil goleou o Peru na última rodada e se garantiu em mais uma decisão. Além disso, de quebra, a goleada brasileira eliminou jogou a Argentina para a disputa do bronze.

O jogo

No primeiro tempo, a partida começou muito estudada pelas duas equipes. O Brasil tomou a iniciativa e tentou criar chances de marcar. Contudo, esbarrou em um jogo picotado por faltas que a Colômbia propôs. Ricardinho comandou as ações ofensivas na primeira metade, mas acabou sacado para a entrada de Jefinho. Ele voltaria na reta final para cobrar uma falta sofrida por Nonato e abrir o placar:1 a 0. 

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIKTOK E FACEBOOK

Brasil x Colômbia - final Futebol de cegos dos Jogos Parapan-Americanos de Santiago-2023
Cássio parte para cima de adversário colombiano (Foto: Javier Valdes Larrondo/ Parapanamericanos Stgo 2023 via Photosport)

Atrás do placar, os colombianos iniciaram o segundo tempo com bastante ímpeto. Chegaram a levar perigo uma vez, mas pararam em Luan, que fez uma grande defesa. Depois disso, o Brasil conseguiu amarrar o jogo e segurar a vantagem.

Jornalista recifense formado na Faculdade Boa Viagem, apaixonado por futebol, atletismo, basquete e outros esportes.

Mais em Paralimpíada Todo Dia