Siga o OTD

Futebol

Mundo do esporte em luto por Pelé

Atletas de diversos esportes prestam homenagens ao Rei Pelé através das redes sociais

Pelé posa para foto na Vila Belmiro. Ele veste uma camisa branca e segura três troféus da Copa do Mundo
(Foto: divulgação/Santos FC)

Nesta quinta-feira (29), o mundo esportivo perdeu um gigante. Pelé, o Atleta do Século e Rei do Futebol, faleceu em São Paulo aos 82 anos. O maior jogador de futebol de todos os tempos recebeu diversas homenagens de outras feras do esporte nacional e internacional.

Paulo Wanderley, Presidente do Comitê Olímpico do Brasil (COB), lamenta a perda do maior atleta de todos os tempos. “Pelé sempre foi e sempre será um ídolo máximo do esporte brasileiro, uma inspiração para todos os atletas. O legado que ele deixou por todos esses anos transcende gerações e modalidades. Além de ser um gênio com a bola nos pés, Pelé sempre foi um grande entusiasta do esporte olímpico. Temos que agradecê-lo e reverenciá-lo por tudo que ele fez pelo Brasil. É uma perda irreparável”, disse.

Já o Comitê Paralímpico do Brasil (CPB), lembrou do apoio do Rei no época do início do Comitê, quando Pelé era Ministro do Esporte. A entidade postou uma foto dele comemorando uma medalha com Ádria dos Santos na Paralimpíada de Atlanta-1996.

Nova ministra do Esporte relembra Pelé

Pelé foi o primeiro ministro do Esporte do Brasil, nomeado em 1995 pelo presidente Fernando Henrique Cardoso. No mesmo dia da morte do Rei, a medalhista olímpica Ana Moser foi anunciada para retomar o posto, após a pasta ficar quatro anos sem status de Ministério. “Em meio a tristeza, fica a admiração e o respeito pelo atleta do século, o rei do futebol e pelo cidadão que deu sua contribuição para a sociedade, que representou a qualidade e a força do povo brasileiro”, disse a futura ministra.

Rainhas saúdam o Rei

O Rei recebeu mensagens de carinho de duas Rainhas do esporte. Hortência postou uma foto de seu casamento, que teve Pelé como padrinho, e escreveu: “Sabemos que um dia todos nós iremos, mas os nossos ídolos não. Eles são eternos e vc Pelé estará sempre na nossa lembrança”. Já a craque Marta postou: “Meu Rei, Nosso Rei…! Muito Obrigada!!! Você mostrou, ou melhor, ensinou com arte e maestria, ao mundo, o poder, único, e de escala global, de fomento, mobilização e engajamento do nosso tão amado esporte! Pelo seus pés, fomos e continuaremos sendo abençoados pela sua Arte! Te amo, Rei!”.

Já Oscar Schmidt declarou que o futebol não será mais o mesmo. “Algumas pessoas personificam um esporte e quando elas vão embora, parte desse esporte vai junto com elas”, postou o maior cestinha da história.

O atual camisa 10 da seleção brasileira, Neymar, relembrou da importância do número no futebol após Pelé. “Antes de Pelé, 10 era apenas um número”, disse o atacante do Brasil na última Copa.

Repercussão internacional

A passagem de um grande ídolo mundial repercutiu em todos os continentes. Tomas Bach, presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), lamentou a morte do Rei Pelé. “O mundo perde um grande ídolo do esporte”.

Craques do futebol também homenagearam o ídolo. Dentre eles, nomes como Messi, Cristiano Ronaldo, Mbappé, Megan Rapinoe, Iniesta, Javier Zanetti. Gigantes de outros esportes também prestaram homenagens como o velocista Usain Bolt, os tenistas Rafael Nadal, Roger Federer e Billie Jean King, o judoca Teddy Rinner e a ginasta Nadia Comaneci.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e viciado em esportes

Mais em Futebol