Siga o OTD

Futebol

Pelé, o Rei do Futebol, morre aos 82 anos

Atleta do Século e Rei do Futebol, Pelé morreu nesta quinta-feira (29) em São Paulo após uma batalha contra um câncer no cólon

Pelé dá um soco no ar, carregado por Jairzinho
Pelé comemora gol na Copa do Mundo de 1970 (Foto: divulgação/FIFA)

Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, faleceu na tarde desta quinta-feira (29). O “Rei do Futebol” estava internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, para tratamento de um câncer no cólon.

+ Ana Moser anunciada para o Ministério do Esporte

O maior jogador de futebol de todos os tempos estreou na seleção brasileira em 1957. No ano seguinte, ganhou o primeiro de suas três Copas do Mundo: 1958, 1962 e 1970. Até hoje, Pelé é a única pessoa a vencer três Copas como atleta. O atleta brilhou pelo Santos, onde conquistou dois títulos mundiais, duas Libertadores e seis Campeonatos Brasileiros. Pelé encerrou a sua carreira no New York Cosmos, em 1977. Foram 1282 gols marcados em 1364 partidas, sendo 95 pela seleção brasileira.

Atleta do Século

Na época em que jogava, atletas profissionais não podiam participar dos Jogos Olímpicos. Mesmo sem nunca participando de uma Olimpíada, Pelé foi eleito o “Atleta do Século” pelo Comitê Olímpico Internacional em 1999. No mesmo ano, o Rei do Futebol também foi eleito o melhor jogador do século XX pela FIFA.

Mas Pelé esteve presente em Jogos Olímpicos na Cerimônia de Encerramento de Londres-2012. Ele participou do segmento que apresentou o Rio de Janeiro, sede da Olimpíada seguinte. O atleta foi cogitado para acender a pira olímpica na abertura da Rio-2016, mas não pôde participar da ocasião.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e viciado em esportes

Mais em Futebol