Siga o OTD

Futebol

Apesar de mais jogos na TV, Brasileiro feminino fica menos acessível

Mesmo com três jogos por rodada na TV, Brasileiro Feminino perde garantia de transmissão na internet e pode ter partidas no escuro

Gabi Zanotti - COrinthians e Ferroviária - semifinal Campeonato Brasileiro de futebol feminino
Divulgação Corinthians

O Brasileiro feminino de futebol de 2022 começou e movimentou o último fim de semana. Com jogos espalhados pelo país e transmitidos em duas emissoras, a competição tem tudo para ser uma das melhores nos últimos anos. Contudo, apesar do crescimento a atual edição se inicia com um problema. Diferente do que aconteceu em temporadas anteirores, a CBF não tem mais o acordo para transmissão online das partidas do torneio.

-Beatriz Haddad sobe para 61º no ranking de simples da WTA

Em anos anteriores do Brasileiro feminino de futebol, a CBF, que é a responsável pela organização da competição, tinha um acordo com a empresa Elevensports. Desta forma, todos os jogos da competição tinham transmissão. Quando não estavam passando na emissora oficial, as partidas passavam ao vivo através do site do parceiro.

Para 2022, as partes não entraram em consenso para manter as transmissões e os jogos passaram a ficar com por conta dos times participantes e seus canais na internet. Em contato com a reportagem, a CBF confirmou que as conversas e negociações com a Elevensports seguem, mesmo com o início do Brasileiro feminino de futebol, e o acordo para as transmissões dos jogos pode ser fechado.

E agora?

Sem um acordo para a transmissão online das partidas, os times passaram a ter a liberdade de fazer a transmissão dos jogos por conta própria, quando os jogos não passarem na TV. Na primeira rodada do Brasileiro Feminino, São José, Internacional, Cruzeiro, Real Brasília e Ferroviária conseguiram transmitir os confrontos e 100% das partidas chegaram ao público. Apesar disso, a situação não é garantida até o fim da competição.

-Tabela do Campeonato Brasileiro de futebol feminino 2022

A reportagem do Olimpíada Todo Dia entrou em contato com 13 dos 16 times que disputam o Brasileiro feminino e apenas quatro confirmaram a transmissão de todos os jogos possíveis das equipes. Santos, Ferroviária, Atlético-MG e Real Brasília garantiram que, quando não tiverem transmissão de uma das televisões, passarão as partidas do time em casa na competição nacional em seus canais na internet.

Internacional e São José, que transmitiram as partidas na primeira rodada, não garantiram que será possível manter durante toda a competição por conta de diversos fatores. Já Palmeiras, São Paulo, Flamengo e Corinthians confirmaram que desejam manter a transmissão das partidas durante o Brasileiro Feminino mas não possuem ainda um posicionamento do clube sobre a questão.

O Red Bull Bragantino foi o único time que confirmou que, ao menos em um primeiro momento, não irá transmitir os jogos da equipe no Brasileirão. Grêmio e Cruzeiro não responderam até o fechamento da reportagem.

Mais em Futebol