Siga o OTD

Futebol

Fluminense faz a lição de casa e vence Grupo 6 na Copinha

Os chamados moleques de Xerém sofreram para derrotar a fraca Matonense, mas mantêm 100% de aproveitamento e agora enfrentam Francana, Juventude ou Ponte Preta. Confira mais duelos da Copinha

Fluminense futebol masculino Copa São Paulo Futebol Júnior Francana ao vivo
(Mailson Santana/FFC/arquivo)

O Fluminense derrotou a Matonense por 3 a 2 na tarde desta segunda-feira (10), em Matão, e confirmou o primeiro lugar do Grupo 6 na Copa São Paulo de Futebol Júnior. Os chamados Moleques de Xerém chegaram a nove pontos nos três jogos da primeira fase e superaram o Jacuipense, que fez 6 a 0 no Fast e ficou com a segunda vaga somando seis pontos ganhos. Agora, as duas equipes aguardam a definição do Grupo 5 para saber os adversários da próxima fase, já eliminatória em partida única. O Flu pega quem sair em segundo e o Jacuipense quem ficar em primeiro. Francana, Juventude e Ponte Preta estão na briga pelas duas vagas daquela chave.

O primeiro tempo do Fluminense foi bem preguiçoso. Desatento, tomou o gol ainda antes do ponteiro completar a primeira volta no relógio. Paulinho apareceu livre dentro da área do Tricolor, pela direita, e bateu firme. O goleiro Thiago Gonçalves rebateu para o meio da área e Iago Teixeira empurrou o rebote para as redes. Foi o primeiro gol feito pela Matonense na competição e o primeiro tomado pelo Flu. Dali em diante, os Moleques de Xerém foram para o ataque e abusaram das bolas levantadas, muito por causa do péssimo estado do gramado. Em uma delas, aos 28min, Guilherme aproveitou levantamento vindo da direita e igualou o placar.

No segundo tempo, em nova desatenção da zaga do Fluminense, Paulinho mandou outra paulada obrigado Thiago Gonçalves a fazer mais uma boa defesa. Na cobrança Juan Carlos apareceu no meio da zaga e fez o segundo do time da casa. Atrás no placar e com um domínio estéril do jogo, o técnico Eduardo Oliveira fez mudanças e, dentre elas, colocou Yago e Matheus Martins, dois titulares que estavam sendo poupados. Pouco mudou e quem seguia como o melhor em campo era o camisa dez da Matonense Paulinho.

A virada, porém, saiu em menos de cinco minutos. Luan Brito, um dos que vieram do banco, empatou aos 31min completando cruzamento rasteiro de Jhonny pela direita e, aos 34min, fez o segundo aproveitando um bicão da defesa que a zaga da Matonense não soube rebater. Com os gols, o Tricolor cresceu no campo e, apesar de Paulinho seguir dando muito trabalho, conseguiu manter a vitória, tendo até boas chances de ampliar até o apito final.

Bahia e Avaí

O Bahia tinha tudo para sair com a primeira colocação do Grupo 1 da Copa São Paulo. Estava vencendo por 1 a 0 com um gol de Hiago até os acréscimos do segundo tempo, mas aos 49min Abraão empatou para o Votuporanguense e ‘roubou’ o posto para o time de Votuporanga. Com isso, os baianos vão pegar o Vila Nova, vencedor da chave 2, na próxima etapa, enquanto o Votuporanguense encara o Guarani.

O Avaí também levou um gol nos minutos finais, pelo Grupo 26, mas ainda assim ficou com o primeiro lugar. Os catarinenses estavam derrotando o Flamengo de São Paulo pelo placar mínimo com um gol de Adiel, mas tomaram o empate de Vitinho aos 44min. Assim, vão enfrentar a Portuguesa, segunda classificada da chave 25. Para o Flamengo de São Paulo, porém, o gol valeu a classificação em segundo lugar, superando o Guarulhos no saldo de gols. Agora, vão pegar o poderoso Internacional, atual campeão do torneio, do Brasileiro e da Supercopa Sub-20 e tetracampeão gaúcho, que passou em primeiro no 25.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Atlético-GO e Fortaleza

Fortaleza e o Atlético-GO seguiram os passos do Avaí e vão para a segunda fase da Copa São Paulo de Futebol Júnior como vencedores de seus grupos, respectivamente o 16 e o 27. Os cearenses fizeram 2 a 1 no União Suzano com gols de Wendel e Júlio Henrique, Murilo marcou para os adversários. Assim, fecharam com nove pontos nos três confrontos e agora pegam Resende, Ríver ou São José-SP. O União Suzano está fora porque o Ituano bateu o Concórdia por 3 a 0 e ficou com a segunda vaga, credenciando-se para enfrentar o Corinthians, maior vencedor da Copinha, na primeira fase elimintória da competição.

O Atlético-GO precisava apenas de um empate para vencer o Grupo 27 e conseguiu. Ficou no 0 a 0 contra o Mauá e agora enfrenta quem perder de Água Santa e Palmeiras, duelo que fecha o Grupo 28 nesta terça-feira (11), às 15h15. O Mauá passou em segundo e joga contra quem ganhar. No mesmo Grupo 27, o Volta Redonda fez 6 a 1 no Mauaense, mas foi eliminado junto com o adversário do dia. A rodada desta segunda-feira da Copa São Paulo de Futebol Júnior teve mais jogos iniciados às 13h, 13h15 e 15h15, todos valendo pela última rodada da fase de classificação. Confira todos os resultados, agenda e tabela de classificação de todos os 32 grupos.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Futebol