Siga o OTD

Futebol

Em 2016, São Paulo foi o clube com mais convocados para as categorias de base da Seleção

A CBF tornou público nesta terça-feira um levantamento que mostra que o São Paulo foi o clube que mais teve jogadores convocados para as categorias de base da Seleção Brasileira em 2016. Ao todo, 21 atletas do Tricolor estiveram nas listas dos técnicos da entidade. Bem próximos ao clube paulista estão Palmeiras e Cruzeiro, que tiveram 18 convocados. O Santos é o quarto com 16, seguido pelo Grêmio com 15 e por Flamengo e Fluminense, que ficaram empatados com 14. O Coritiba teve 13, o Atlético Paranaense 12, enquanto Corinthians, Vasco, Internacional e Atlético Mineiro tiveram 10 jogadores cada.

O Estado que mais jogadores cedeu para as categorias de base da Seleção Brasileira foi São Paulo, com 82 convocados, 40 a mais do que o Rio de Janeiro, que ficou em segundo lugar. Minas Gerais teve 33, enquanto Paraná e Rio Grande do Sul ficaram empatados com 25 atletas.

Além dos jogadores que atuam no país, em 2016, após uma viagem para a Europa do coordenador das categorias de base da CBF, Erasmo Damiani, acompanhado do técnico campeão olímpico, Rogério Micale, e do coodenador de captação, Paulo Xavier, foi feito um levantamento de jogadores que atuam fora do país e também foi criada a oportunidade para entrar em contato com esses atletas. Desta iniciativa, surgiram 15 nomes do exterior que foram convocados para servir as categorias de base da Seleção Brasileira ao longo do ano.

“Fizemos um trabalho grande de mapeamento dos nossos valores aqui no Brasil e também no exterior. A cada novo jogador observado, o nosso banco de dados foi sendo alimentado, o que serviu de base para as convocações dos técnicos. Acredito que o principal recado deste levantamento, com 30 clubes do Brasil cedendo atletas à Seleção e mais 12 da Europa, é de que estamos de olho no que as equipes e jogadores estão fazendo”, garantiu Erasmo Damiani.

Em 2017, ano de competições oficiais para as categorias de base da Seleção Brasileira na Conmebol e na FIFA, a Seleção Sub-20 poderá ser formada por jogadores nascidos de 1997 até 1999. Eles disputarão o Sul-Americano do Equador, que dá quatro vagas para o Mundial Sub-20 da Coreia do Sul. Já a Sub-17 deverá ser formada por atletas nascidos entre 2000 e 2001. Sob o comando de Carlos Amadeu, a equipe disputará o Sul-Americano do Chile, que dá quatro vagas para o Mundial Sub-17 da Índia.

Confira o levantamento completo de clubes que cederam jogadores para as categorias de base da Seleção Brasileira em 2016:

  1. São Paulo, 21 jogadores
  2. Palmeiras, Cruzeiro, 18
  3. Santos, 16
  4. Grêmio, 15
  5. Flamengo e Fluminense, 14
  6. Coritiba, 13
  7. Atlético-PR, 12
  8. Vasco, Corinthians, Atlético Mineiro, Internacional,10
  9. Vitória, 9
  10. Sport, 8
  11. Desportivo Brasil, 7
  12. Ponte Preta, América-MG, Goiás, Avaí, Figueirense, 5
  13. Botafogo, 4
  14. Red Bull, Bahia, Chapecoense, 2
  15. Ituano, Rio Branco-SP, Osasco Audax, Criciúma, Luverdense, 1

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Futebol