Siga o OTD

Futebol

CBF inicia celebrações pelos 30 anos da 1ª Copa do Mundo

Evento presta homenagens às ex-jogadoras da Seleção e personalidades que participaram do Torneio Experimental FIFA de Futebol Feminino 1988 e do Mundial de 1991.

Copa do Mundo de futebol feminino
Evento 30 anos da Seleção Brasileira Feminina na Granja Comary Créditos: Thais Magalhães/CBF

De volta à casa! O primeiro dia de comemorações dos 30 anos da Primeira Copa do Mundo de Futebol Feminino foi celebrado com muita emoção. Na Granja Comary, em Teresópolis (RJ), as ex-jogadoras da Seleção Brasileira e personalidades que contribuíram para o desenvolvimento da modalidade tiveram um reencontro marcado pelas homenagens feitas pela CBF.

-Ana Marcela Cunha vence a etapa de Israel do Circuito Mundial

De cara nova, a Granja Comary se vestiu para receber as Pioneiras do Futebol Feminino. Ao chegarem no Centro de Treinamento da Seleção Brasileira, na noite desta sábado (11), as jogadoras encontraram uma exposição que celebrava a história das protagonistas da modalidade. As recordações do Torneio Experimental FIFA de Futebol Feminino 1988 e do Mundial de 1991 comoveram as ex-atletas.

“Para mim é uma emoção muito grande em estar retornando para a casa na qual anteriormente, há 30 anos, construímos um legado maravilhoso. Chegar hoje aqui e ver essa maravilha, com nossas fotos, relembrar nossa história, que é única, me deixa muito emocionada”, celebrou Marisa, ex-zagueira da Seleção Feminina.

“É uma emoção muito grande, passa um filme nas nossas cabeças. As coisas estão completamente mudadas, e que bom que está 100% melhor. Chegar aqui na Granja e ver as nossas fotos, o pessoal nos recebendo, nos deixa muito alegre e satisfeitas”, destacou Pretinha, ex-atacante da Seleção Feminina 

“Isso é uma coisa que o futebol feminino merecia, é a nossa história. E se não fosse na Granja Comary não teria graça, porque tudo começou aqui em 88. Hoje chegar aqui na Granja e encontrar as nossas fotos é muito legal, tenho certeza que esse grupo merece. Estamos felizes demais” , comemorou Michael Jackson, ex-atacante da Seleção Feminina.

Marcinha não esconde emoção ao conhecer seu quarto na Granja Comary
Créditos: Thais Magalhães/CBF

O que mudou

De 30 anos pra cá muita coisa mudou, a sede das Seleções Brasileiras Femininas se modernizou, o futebol feminino ganhou espaço, apoio e visibilidade no calendário brasileiro, e o reconhecimento financeiro foi uma realidade com a equidade de diárias e premiações. Conquistas que passaram pelos pés das pioneiras da modalidade, que ousaram jogar bola em um período que o futebol era proibido por lei.

“É uma satisfação enorme, ver o amadurecimento que houve de lá para cá. Retornar aqui não há dinheiro que pague. É uma felicidade imensa porque aqui foi a nossa casa. Naquela época a gente estava engatinhando para poder dar espaço para as que estão chegando agora. Satisfação grande, gratidão. A gente merece”, exaltou Fanta, ex-lateral da Seleção Feminina. 

“Me sinto honrada, toda vez que você é reconhecida por algo que você fez no passado é sempre gratificante. Isso é história, a palavra pioneiras já diz tudo. É a geração que plantou a sementinha, de 88 e 91, para que as futuras gerações colhessem frutos melhores. Tenho muito orgulho dessa geração, dessas companheiras. A gente é isso, o pioneirismo. E está sendo uma honra muito grande, sem dúvidas”, enalteceu Márcia Taffarel, ex-meia da Seleção Feminina. 

Suzana e Marcinha com a camisa em homenagem aos 30 anos da Primeira Copa do Mundo de Futebol Feminino
Créditos: Thais Magalhães/CBF

Neste domingo (12), as homenagens continuam, pela manhã, as atletas participarão de um jogo festivo. Após a partida, receberão medalhas em homenagem aos 30 anos da Primeira Copa do Mundo e encerrarão a programação com um almoço comemorativo. Entre as 30 atletas homenageadas, apenas Sissi e Fia Paulista não puderem comparecer por questões pessoais. Em homenagem póstuma, as goleiras Simone e Lica estão sendo representadas pela figura do pai, Otávio Carneiro, e do sobrinho Anderson Lira, respectivamente. 

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK

Lista de convocadas: 

Goleiras

Lica (In memoriam)
Simone (In memoriam)
Meg
Miriam

Laterais

Marisa
Fanta
Suzana
Rosa

Zagueiras

Elane
Suzy
Sandra
Solange (Soró)
Dai

Meio-campistas

Lúcia Feitosa (Lucy Alves)
Pelezinha
Marcinha
Fia Paulista
Fia Carioca 
Russa
Sissi
Márcia Taffarel
Cenira
Danda

Atacantes

Cebola
Roseli
Michael Jackson
Flordelis
Adriana
Nalvinha
Pretinha

Mais em Futebol