Siga o OTD

Futebol

Ferroviária cai nos pênaltis e dá adeus ao sonho do bi da Liberta

Equipe de Araraquara sai atrás, empata com golaço de Rafa Mineira, mas acaba caindo para o Independiente Santa Fé nas penalidades

Ferroviária x São Paulo Brasileiro feminino
(Tiago Pavini/Ferroviária SA)

Não deu para a atual campeã da Libertadores feminina. Pela semifinal da edição de 2021 do torneio, a Ferroviária perdeu nos pênaltis para o Independiente Santa Fé, da Colômbia, após empatar a partida no tempo normal em 1 a 1.

O primeiro tempo foi muito truncado e tenso. Ambas as equipes chegaram muito pouco. A Ferroviária levou perigo em dois chutes de fora, mas foi o Independiente Santa Fé quem abriu o placar. Após vacilo de marcação, Luana cometeu pênalti, corretamente assinalado pela arbitragem.. Gisela Robledo cobrou bem e abriu o placar aos 42 minutos.

Na volta do intervalo, a Ferroviária teve de ir pra cima. A técnica Roberta Batista tirou Suzane para colocar a atacante Ludmila, expondo-se um pouco mais no sistema defensivo. Pouco depois, Luciana evitou o segundo gol em um chute à queima-roupa.

O empate veio aos 30 minutos com uma pintura de Rafa Mineira. Rafa Mineira empatou com um golaço de falta aos 30 do 2º tempo.

-Tabela da Copa Libertadores da América de futebol feminino 2021

Na disputa dos pênaltis, Rafa Mineira e Daiane bateram bem e fizeram, mas Mona foi muito mal, praticamente recuando para a goleira Tapia. Como todas as jogadoras do Independiente Santa Fé converteram suas cobranças, Raquel foi pressionada para a marca da cal. A jogadora chutou forte, mas acabou acertando a trave.

O adversário do Independiente Santa Fé será conhecido nessa terça-feira (16). Corinthians e Nacional do Uruguai se enfrentam e você acompanha ao vivo no Olimpíada Todo Dia.

“Saímos de um placar inverso e buscamos o empate. Lutamos até o final e levamos aos pênaltis. Infelizmente só tem um vencedor. Parabéns ao Santa Fé,” avaliou Jéssica após a partida.

Equilíbrio

A partida colocou frente a frente dois times que estiveram na mesma chave na primeira fase. No confronto pela terceira rodada, quando as duas equipes já estavam classificadas para as quartas de final da Libertadores feminina de futebol de 2021, Ferroviária e Independiente Santa Fé empataram em 0 a 0, e o time brasileiro avançou para o mata mata como líder da chave pelos critérios de desempate.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK

Nas quartas de final, a Ferroviária superou o Cerro Porteño, por 3 a 0, e se garantiu mais uma vez entre os quatro melhores times do conntinente. Já o Independiente Santa Fé fez o duelo das quartas de final contra o Avaí/Kindermann. Em um confronto de tirar o fôlego, a equipe empatou com o time brasileiro em 2 a 2 e saiu com a vaga na semifinal nos pênaltis, ao vencer por 6 a 5.

A competição

Nesta nova edição da Libertadores de futebol feminino, a fase de grupos acontecerá em Assunção de 3 a 10 de novembro e a grande final será em Montevidéu (Uruguai) no dia 21 de novembro no Gran Parque Central, na mesma semana em que vão acontecer as finals masculinas da Copa Sul-Americana (dia 20) e da Libertadores (dia 27).

Além do Brasil, o Paraguai é o país com mais times participantes: Sol de América, Deportivo Capiatá e Cerro Porteño, respectivamente. Também estarão em ação o argentino San Lorenzo de Almagro, o boliviano Real Tomayapo, os chilenos Santiago Morning e Universidad de Chile, os colombianos Independiente Santa Fe e Deportivo Cali, o equatoriano Deportivo Cuenca, o Peruano Alianza, o uruguaio Nacional e o venezuelano Yaracuyanos.

O Brasil ganhou nove das 12 edições da Libertadores de futebol feminino. Confira os campeões: Santos (2009 e 2010), São José (2011, 2013 e 2014), Ferroviária (2015 e 2020), Audax-Corinthians (2017) e Corinthians (2019).

Mais em Futebol