Siga o OTD

Futebol

Andressa Alves recebe homenagem pelos 100 jogos pela seleção brasileira

Meia recebeu placa que celebra marca atingida no duelo diante do Canadá válido pelas quartas de final dos Jogos Olímpicos de Tóquio

Andressa Alves 100 jogos seleção feminina futebol futebol feminino
(Thais Magalhães/CBF)

A meia Andressa Alves recebeu nesta sexta-feira (22) uma homenagem pelos 100 jogos com a camisa da seleção feminina de futebol. A atleta da Roma recebeu uma placa e uma camisa celebrando a conquista, atingida no jogo entre Brasil e Canadá válido pelas quartas de final dos Jogos Olímpicos de Tóquio este ano. Aos 28 anos, ela é a nona jogadora a completar mais de 100 jogos na seleção, lista que já tinha Formiga, Marta, Cristiane, Rosana, Tamires, Andreia Suntaque, Debinha e Tânia Maranhão.

Andressa Alves fez a estreia com a camisa amarela no dia 13 de dezembro de 2012, em um jogo justamente contra a Austrália, adversária do Brasil em dois amistosos marcados para sábado (23) e terça-feira (26). Assim, são nove anos defendendo a seleção feminina de futebol, incluindo duas Copas do Mundo, de 2015 e em 2019, duas Olimpíadas, 2016 e 2020, e uma edição de Jogos Pan-Americanos, em 2015. No total, balançou as redes em 23 oportunidades.

“Estou muito feliz pela marca, 100 jogos é algo muito especial a gente sabe o quanto é importante vestir a Amarelinha. Quando você sonha em ser jogadora você não imagina que vai fazer 100 jogos, e eu espero poder quebrar mais marcas e ajudar a seleção sempre. É muito importante isso que a CBF está fazendo buscando os nossos dados, então é só agradecer esse carinho que estão tendo com o futebol feminino de visibilidade, que outras jogadoras possam também completar 100 jogos com a camisa da seleção”, exaltou Andressa Alves.

Andressa Alves 100 jogos seleção feminina futebol futebol feminino
(Thais Magalhães/CBF)

Memória e Acervo

Desde 2019, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) comanda um estudo de recontagem dos números de todas as atletas convocadas para a seleção feminina. O trabalho é liderado por Antonio Carlos Napoleão no departamento de Memória e Acervo. “Quando a gente conhece a história do futebol feminino a gente precisa reconhecer. Fica o agradecimento ao Napoleão, que foi o responsável dentro da CBF que deu luz a esses números. Temos certeza que vamos seguir esse caminho de valorização da história do futebol feminino brasileiro”, celebrou Duda Luizelli, coordenadora de seleções femininas.

Amistoso

Brasil e Austrália jogam o primeiro dos dois amistosos às 5h50 deste sábado, pelo horário de Brasília, com acompanhamento ao vivo aqui pelo Olimpíada Todo Dia. Nesta sexta-feira (22), a técnica Pia Sundhage comandou o último treino, realizado no local da partida, o Commbank Stadium, em Sydney. As jogadoras realizaram um exercício de apoio e suporte, para que fossem desafiadas a tomar decisões rápidas em um curto espaço e, em seguida, a técnica Pia Sundhage conduziu um trabalho de 11 contra 11, espelhando a equipe que começa a partida.

seleção feminina futebol futebol feminino Brasil Austrália
(Thais Magalhães/CBF)

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

“Vamos jogar em diferentes maneiras, principalmente quando se trata do ataque. Sabemos que podemos usar a nossa velocidade no ataque, não apenas com jogadoras rápidas coo Ludmila e Giovana, mas também com uma rapidez nas tomadas de decisão, então teremos a chance de algumas jogadas na área adversária. Isso será interessante!”, declarou Pia. O segundo duelo entre a seleção feminina e a Austrália será às 6h05 de terça, também com acompanhamento do OTD.

Jogadoras que mais atuaram pela seleção feminina de futebol

1. Formiga – 233 jogos
2. Marta – 172 jogos
3. Cristiane – 167 jogos
4. Rosana – 129 jogos
5. Tamires – 115 jogos
6. Andreia Suntaque – 110 jogos
7. Debinha – 109 jogos
8. Tânia Maranhão – 108 jogos
9. Andressa Alves – 100 jogos
10. Pretinha – 99 jogos

Mais em Futebol