Siga o OTD

Futebol

Ceará vence, mas Grêmio sai vivo da final do Brasileiro de Aspirantes

Jogando em casa, o time cearense abriu 2 a 0 com Léo Rafael fazendo a diferença, porém nos acréscimos Pedro Lucas descontou o colocou fogo no jogo de volta, marcado para o Rio Grande do Sul

ceará grêmio final campeonato brasileiro aspirantes
Léo Rafael fez o primeiro gol do jogo (Stephan Eilert/Ceará SC)

O Ceará venceu o Grêmio por 2 a 1 na primeira partida da final do Campeonato Brasileiro de Aspirantes, disputada na tarde desta quinta-feira (21) no Estádio Vovozão, em Fortaleza. Com isso, o time cearense pode até empatar o jogo de volta que fica com o título. Aos gaúchos, resta devolver a derrota pelo placar mínimo para levar a decisão para os pênaltis ou colocar dois de frente para ficar com a taça. Vale lembrar que não há o gol qualificado como critério de desempate.

Apesar da derrota, o Grêmio sai com força do duelo, já que perdia por 2 a 0 até os acréscimos da etapa complementar. O duelo derradeiro está agendado para quarta-feira (27), às 17h, em local ainda a ser definido pelo Tricolor, mandante da partida. O Ceará é o atual campeão do torneio, disputado por atletas sub-23. Esta é a quinta edição e, além do Vozão, o Inter venceu duas vezes, em 2017 e 2019, e o São Paulo foi o campeão em 2018.

Léo Rafael

O Ceará dominou todo o primeiro tempo e foi para os vestiários com a vantagem mínima no placar. Os anfitriões abriram o placar aos 23 minutos do primeiro tempo. Pedro Naressi aproveitou uma bobeada da zaga do Grêmio, invadiu a área livre e na saída do goleiro Felipe Sheibig só rolou para Léo Rafael empurrar para o gol vazio. Nos minutos finais, o Tricolor gaúcho tentou apertar, chegou bem duas vezes, mas não conseguiu igualar o placar.

+ Confira a tabela da competição

Na etapa complementar, Hélio Borges marcou o segundo do Vozão, e foi um golaço. Léo Rafael enfiou uma bola açucarada pelo miolo da zaga gremista, o camisa onze dominou na área, entortou Thiago Rosa e colocou ‘com a mão’ no canto esquerdo de Felipe Sheibig. Aos 48 minutos, porém, Elias ganhou uma bola de cabeça na entrada da área cearense e a bola sobrou para Pedro Lucas. O camisa dez enfiou o pé nela para estufar as redes e renovar o ânimo do Grêmio para a partida de volta da final do Brasileiro de Aspirantes.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Vitória merecida

Os primeiros movimentos do jogo foram do Alvinegro. Hélio Borges e Cristiano começaram incomodando a defesa tricolor pela direita. Alessandro também criou uma boa oportunidade lançando Hélio Borges, que tocou para Cristiano, mas o centroavante não alcançou a bola e desperdiçou a chance. Do outro lado, o Grêmio não conseguia chegar, até que, depois de tomar o primeiro gol, o time conseguiu alguns espaços pelos lados, mas não foi o suficiente para descontar no primeiro tempo.

Na volta para o segundo tempo da primeira final do Brasileiro de Aspirantes, o Ceará seguiu apertando o Grêmio até ampliar o marcador. Logo depois do segundo gol, Emerson entrou no lugar de Wesley para reforçar o setor ofensivo dos visitantes, que procuraram mais o campo de ataque e conseguiram criar boas chances de gol, até encontrar as redes já nos acréscimos.

Reveja a íntegra do duelo

Mais em Futebol