Siga o OTD

Futebol

Grêmio tira a invencibilidade do Palmeiras e sai na frente nas quartas

Grêmio fez 2 a 1 no Palmeiras e agora irá a São Paulo jogando pelo empate para ser semifinalista do Brasileiro feminino

(Twitter Gremio)

Depois de tanta espera, rolou a bola pelo Campeonato Brasileiro feminino, com direito a queda de invicto. Na tarde desse sábado (14), o Grêmio venceu o Palmeiras por 2 a 1 na primeira partida das quartas de final e agora está a um empate da semifinal

-Tabela do Campeonato Brasileiro de futebol feminino 2021

Essa foi a primeira derrota do Palmeiras na competição. A equipe, que se classificou na segunda colocação na primeira fase só atrás do Corinthians, era a única invicta no Brasileiro feminino. Na primeira fase, foram 15 jogos, com 11 vitórias e quatro empates.

Com o resultado, o Grêmio viaja a São Paulo com a vantagem do empate para se classificar para as semifinais. A partida ocorre no dia 22 de agosto, às 20h, no Allianz Parque com cobertura ao vivo do Olimpíada Todo Dia. Amanhã, teremos mais dois jogos: Ferroviária e Santos e Corinthians e Avaí Kindermann.

O Jogo

A primeira partida das quartas de final entre Grêmio e Palmeiras começou equilibrada com boas chegadas para os dois lados.

Em um vacilo de Bruna Calderan, o Grêmio abriu o placar. A jogadora do Palmeiras atrasou mal uma bola na área e Janne se aproveitou. Quando cortou a goleira Jully para marcar, sofreu falta e o árbitro marcou pênalti. Pri Back bateu bem e colocou as donas de casa na frente.

Menos de 10 minutos depois, o empate. Após bola mal afastada da zaga do Grêmio, Júlia Bianchi recebeu e bateu para defesa da goleira Lorene. A bola voltou para a jogadora da equipe paulista, que colocou na área para Carol Baiana empurrar para o fundo da rede.

O jogo perdeu um pouco do ritmo, mas, aos 40 minutos, aconteceu o segundo gol gremista. Rafa Levis, a melhor jogadora do Grêmio na primeira etapa, fez jogada pela esquerda e foi derrubada com falta. A atleta chutou direto pro gol ao invés de cruzar e contou com um bom corta-luz de Nathane para ampliar. Uma falha da defesa que deu ao Tricolor a vantagem parcial.

No segundo tempo, O Palmeiras tentou pressionar o Grêmio, e por pouco não empatou com Júlia Bianchi. A jogadora fez um lindo lance, cortou bem e bateu bonito, mas a bola saiu pela linha de fundo. O time da casa acertou a marcação e o jogo ficou mais equilibrado.

Aos 20 minutos, um grande susto. A goleira do Grêmio Lorena se chocou com o ombro de Carol Baiana e ficou muito tempo caída no chão. Com isso, o jogo parou por quase 15 minutos, deixando o segundo tempo com quase uma hora no total.

O Palmeiras perdeu duas oportunidades claras de gol, uma delas em um chute de Otília cara a cara com a goleira Raíssa, que entrou no lugar da lesionada Lorena. O Grêmio também teve boa oportunidade com Rafa Levis, a melhor jogadora da partida. Ela, no entanto, levou o terceiro cartão amarelo e está fora da partida de volta na semana que vem.

Campanhas até aqui

Após um começo de Brasileiro muito bom, se mantendo entre os quatro primeiro colocados durante a primeira metade da competição, o Grêmio teve uma queda de rendimento e terminou a fase de classificação com o sétimo lugar geral. Se comparado com a temporada de 2020, o time gaúcho melhorou uma colocação na fase de classificação e segue tendo um adversário paulista nas quartas de final.

Se em 2020 o Grêmio mediu forças contra o Corinthians, em 2021 o oponente será o Palmeiras. Após uma boa primeira fase, o time paulista terminou com o segundo lugar geral, com 37 pontos, e espera superar a campanha feita no Brasileiro feminino de futebol de 2020. Na última temporada, o time paulista parou na semifinal, sendo eliminado pelo campeão Corinthians.

Formato da competição

Assim como na edição anterior, a primeira fase do Campeonato Brasileiro de futebol feminino será realizada em formato de pontos corridos entre os 16 clubes participantes. Ao final das 15 rodadas programadas, as oito melhores equipes avançam para as quartas de final, disputadas em jogos de ida e volta em modelo mata-mata. A última rodada (15ª) da primeira fase será realizada no dia 27 de junho (domingo).

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK

Definidos os oito clubes classificados, o campeonato contará com uma pausa por conta da realização dos Jogos Olímpicos, em julho. Desta forma, o mata-mata se iniciará apenas em agosto, mais precisamente no dia 15. As finais do Campeonato Brasileiro de futebol feminino também já contam com data pré-definidas: 12/09 e 26/09.

Mais em Futebol