Siga o OTD

Futebol

Coritiba vence Botafogo nos pênaltis e fatura Copa do Brasil Sub-20 invicto

Conquista veio após dois empates na decisão e sem o time perder qualquer jogo no torneio

Coritiba conquista pela 1ª vez a Copa do Brasil Sub-20 (Divulgação/Coritiba)

O Coritiba é o campeão da Copa do Brasil Sub-20. Nos pênaltis, derrotou o Botafogo por 6 a 5, no Raulino de Oliveira, para faturar a taça após empate por 1 a 1 nos 90 minutos, neste domingo. O placar foi o mesmo do jogo de ida da final, realizada no Couto Pereira.  É a primeira vez que o time paranaense conquista o torneio de juniores organizado pela CBF.

Campeão da Copa do Brasil Sub-20, o Coritiba contou com uma boa dose de sorte em sua última cobrança, de Jean Gabriel. O goleiro Igo chegou a desviar a bola, mas ela voltou, batendo na trave e nas suas costas antes de entrar na meta do Botafogo, encerrando a final.

O Coritiba faturou invicto a competição. Passou pelo União Rondonópolis na primeira fase (8 a 0), depois eliminando Bahia (1 a 0 e 2 a 2), Atlético-MG (2 a 2 e 2 a 0) e Internacional (1 a 1 e 3 a 2), antes dos dois empates com o Botafogo na final. Além disso, Luizão, autor do gol do time neste domingo, terminou a Copa do Brasil Sub-20 como artilheiro, ao lado de Matheus, do Inter.

+ Sem Cristiane, Pia anuncia seleção feminina com Marta e Formiga para Tóquio

O jogo

Botafogo e Coritiba não fizeram um grande primeiro tempo na final da Copa do Brasil Sub-20 em Volta Redonda. Foi um jogo mais concentrado nas intermediárias, especialmente pelas dificuldades do time visitante em chegar à grande área adversária. Porém, as duas principais oportunidades de gol foram da equipe paranaense.

Na primeira delas, aos 8 minutos, após desvio de cobrança de falta, Luizão encheu o pé, na pequena área, e acertou o travessão. Depois, aos 27, aproveitando corte ruim da defesa do Botafogo, Biel chutou de primeira e para fora.

Mas entre um lance e outro, o domínio foi carioca. Sempre buscando o centroavante Mateus Nascimento, teve mais volume de jogo, mas falhou nas finalizações. Isso aconteceu com o próprio atacante aos 14, quando chutou fraco, e aos 39, quando cabeceou para fora. Aos 19, ele tabelou com Juninho, que também bateu sem força.

O Coritiba, porém, voltou melhor do que o Botafogo no segundo tempo da final da Copa do Brasil Sub-20. Mantinha a posse de bola e apostava nos cruzamentos. Quase deu certo aos 6 minutos, quando Luizão parou de novo na trave, após escanteio. Aos 9, porém, ele não desperdiçou. Depois de cobrança de falta e cruzamento da direita, completou para as redes. Fez o seu sexto gol na Copa do Brasil Sub-20 e deixou seu time em vantagem.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK

E o Coritiba sobrava em jogadas aéreas, tanto que poderia ter definido a final duas vezes: após uma saída errada do goleiro Igo, não aproveitada por Luizão, e em um cabeceio para fora, de Thalisson.

A passividade do Botafogo diante do domínio do Coritiba levou o técnico Ricardo Resende a promover três trocas de uma vez no seu setor ofensivo, em busca de uma reação na final. E as mudanças deram novo gás ao time, com Ewerton, um dos suplentes acionados, perdendo chance clara aos 23.

O Botafogo apostava em jogadas pelas pontas, enquanto o Coritiba só se defendia, apelando muitas vezes para as faltas. E a insistência foi premiada no fim. Aos 41 minutos, Gabriel Henrique aproveitou cruzamento e cabeceou às redes, levando a final da Copa do Brasil Sub-20 aos pênaltis.

Só que aí o Coritiba se deu melhor. Igo até deixou o Botafogo perto do título ao defender cobrança de Natanael. Mas Kauê chutou na trave a chance de garantir a taça, com Gabriel Henrique também falhando ao bater para fora. E Jean Gabriel converteu a cobrança decisiva, garantindo a taça da Copa do Brasil Sub-20 para o clube paranaense.

AO VIVO: CORITIBA X BOTAFOGO – FINAL DA COPA DO BRASIL SUB-20

Mais em Futebol