Siga o OTD

Futebol

Santos oficializa Christiane Lessa como nova treinadora

Comandante chega para o time feminino em substituição a Guilherme Giudice, e traz experiência de carreira com atleta e técnica nos Estados Unidos

Christiane Lessa fez boa parte da carreira no futebol internacional (Pedro Ernesto Guerra Azevedo/Santos FC)

As Sereias da Vila já têm uma nova comandante. Trata-se de Christiane Lessa. A treinadora assinou contrato na manhã desta segunda-feira (25), na Vila Belmiro, e assume a vaga do time feminino do Santos, substituindo Guilherme Giudice, que deixou o clube na última semana.

“Estou feliz demais com essa oportunidade em dirigir um dos clubes de maior história no futebol feminino brasileiro. Todo mundo conhece as Sereias da Vila lá fora e vamos em busca de recolocar esse nome no topo”, afirmou a nova comandante alvinegra, que estava no comando do Foz Catarata na disputa do Brasileiro A2.

+ Napoli vira sobre o Botafogo na decisão do Brasileiro A2

Atualmente com 38 anos de idade, Lessa, natural de Brasília e criada em Niterói, soma já mais de 20 anos de experiência ligadas ao futebol feminino. A comandante começou a carreira como jogadora em 1998 atuando pelo Vasco. Em 2001, porém, mudou para os Estados Unidos, onde passou a atuar por equipes universitárias e profissionais.

Carreira nos EUA

Na função de treinadora, Christiane Lessa iniciou oficialmente a carreira em 2017, quando comandou a equipe sub-20 do Washington Spirit. No ano seguinte, treinou a mesma categoria, mas do Shandong, da China, e na sequência foi auxiliar no Avaldness, da Noruega.

Já em 2019, treinou o Sky Blue e logo depois se tornou a primeira mulher a ser auxiliar técnica de um time masculino de futebol na liga profissional dos Estados Unidos, o Atlanta Soccer Club. Na última temporada, retornou ao Brasil após quase 20 anos para comandar o Foz Cataratas.

Santos feminino Sereias da Vila
Lessa assinou o contrato nesta segunda-feira (Pedro Ernesto Guerra Azevedo/Santos FC)

“Sou do Brasil, joguei em alguns clubes por aqui e acabei me mudando para os Estados Unidos em 2001, onde fiz minha carreira como jogadora e treinadora. Já estava com vontade de voltar para a minha terra natal há um tempo. Ano passado tive uma experiência curta no Foz, que acabou sendo interrompida pela pandemia. E agora tenho uma das maiores oportunidades da vida nesse gigante que é o Santos”, explicou.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

Além da nova treinadora, o elenco atual das Sereias da Vila já conta com 20 atletas que renovaram os contratos: as goleiras Michelle e Camila Gomes; as zagueiras Day Silva, Tayla e Sassá; a lateral Fê Palermo; as meias Bia Menezes, Erikinha, Brena, Rita Bove, Luana, Laura Valverde e Nicole Marussi; e as atacantes Analuyza, Gi Fernandes, Amanda Gutierres, Maria Dias, Ketlen, Thaisinha e Cristiane.

Mais em Futebol