Siga o OTD

Futebol

Pia faz balanço do período de preparação da seleção

Primeiro período de treinos em ano olímpico se encerra nesta quarta e treinadora faz balanço positivo

Pia Sundhage comanda treino da Seleção Feminina em Viamão
Treinadora avaliou primeiro período do ano como algo positivo (Lucas Figueiredo/CBF)

O ano de 2021 da seleção brasileira feminina de futebol começou logo no dia 5 de janeiro, quando a equipe comandada por Pia Sundhage começou a sua concentração em Viamão (RS). Era dada a largada para o primeiro período de preparação já de olho nos Jogos Olímpicos de Tóquio. As atividades terminam nesta quarta-feira (20) e para a técnica sueca, foi um período importante para avaliar de perto as atletas brasileiras. 

“Eu acho que tem sido fantástico, tive boas impressões aqui. Contamos com boas jogadoras neste período, e assim, conseguirmos montar um time coeso. Tivemos ótimas performances nos jogos-treinos e bons treinamentos. Foi a melhor forma de começar o ano olímpico, com certeza”, avalia Pia. 

+ Luana renova contrato com PSG até temporada de junho de 2022

Para os 15 dias de treinamentos, a comissão técnica elaborou uma programação que incluiu três jogos-treinos diante do Grêmio masculino Sub-16, Grêmio Feminino e o Cruzeiro-RS masculino Sub-16 e contou com quatro nomes inéditos nas convocações até então: as goleiras Vivi e Nicole, e as meias Ingryd e Kerolin Nicole.

Com as estreantes, a técnica somou 70 atletas convocadas para a seleção brasileira feminina. De olho em novos talentos, a ideia de Pia é mesclar atletas jovens e experientes.

Bia Zaneratto retorna com moral

Uma das atletas mais escaladas até aqui, a atacante Bia Zaneratto atuou em 10, dos 13 jogos da treinadora no comando da equipe. Quando se trata do período em campo, a atacante soma 693 minutos, sendo a vice-artilheira da “Era Pia”, com 5 gols marcados.

Bia Zaneratto é um dos destaques da era Pia
Bia Zaneratto é um dos destaques da era Pia na seleção brasileira (Lucas Figueiredo/CBF)

Depois de ficar ausente em duas convocações da seleção brasileira feminina, Bia iniciou 2021 bem diferente de como terminou o último ano. Uma lesão da musculatura anterior da coxa esquerda afastou a atacante dos dois últimos encontros da equipe nacional no ano passado. Recuperada, a atacante retornou ao grupo e avaliou o momento especial na carreira e o crescente protagonismo na Canarinho. 

“A cada treinamento a gente se dedica ao máximo para estar bem e corresponder às expectativas da Pia. Cada treinamento a gente busca evoluir da melhor forma e nos jogos que eu tive oportunidade pude contribuir com gols. A Pia pede que a gente do ataque, ajude na marcação independe da função, então acho que isso foi muito importante para agregar no meu futebol e no meu crescimento”, avalia a atacante do Wuhan Xiniyjuan, da China.

Próxima convocação

O primeiro compromisso oficial da seleção feminina neste ano olímpico será a disputa do Torneio She Believes, na data FIFA entre os dias 15 a 24 de fevereiro. Na competição, o Brasil enfrentará os Estados Unidos, Japão e Canadá. Com o foco na disputa, Pia destaca quais serão os próximos passos da comissão técnica. 

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

“O próximo passo que teremos é decidir quem irá para o She Believes. Vamos olhar os treinamentos novamente, temos todas as filmagens e veremos os jogos, vamos selecionar o melhor time para a competição. Teremos muitas jogadoras desse período de treinamento, mas também algumas jogadoras que atuam nos times da Europa”, avalia. 

Mais em Futebol