Siga o OTD

Futebol

Estadual mais longevo do país, Paulista já tem data pra começar

Estadual começa em outubro com 12 times, sendo seis delas parte da elite do futebol nacional. Corinthians defende título, conquistado em evento histórico

Corinthians vence o São Paulo e é campeão paulista de futebol feminino tabela começo
Corinthians levou a edição anterior sem perder (Bruno Teixeira/Agência Corinthians)


A Federação Paulista de Futebol (FPF) apresentou na quinta-feira (17) a tabela e o regulamento do Campeonato Paulista de Futebol Feminino. A previsão é de que a 22ª edição do estadual mais longevo do país tenha da data de começo em 17 de outubro com a partida entre São Paulo, atual vice-campeão, e o estreante Red Bull Bragantino.

Pelo regulamento, as equipes foram divididas em dois grupos com seis times cada. Elas jogarão entre si nas chaves, em turno único. Os quatro melhores de cada vão para o mata-mata, com partidas de ida e volta. Lá, a campanha mais positiva no geral encara a oitava, a segunda enfrenta a sétima, a terceira mede forças com a sexta e a quarta duela com a quinta.

Já nas semifinais, o time com mais pontos enfrenta o classificado que somou menos pontos até aquele momento, com os donos da segunda e da terceira melhores campanhas fazendo o outro duelo.

Durante o mata-mata, o mando de campo da partida de volta será sempre da equipe de melhor desempenho.

+ Confira a tabela do campeonato

Timão contra as Águias do Vale

Campeão em 2019, o Corinthians visita o São José na primeira rodada. Na decisão do ano passado, o Timão levou quase 30 mil torcedores à Neo Química Arena, que acompanharam a vitória por 3 a 0 sobre o São Paulo.

Foi a quebra do recorde de público em uma partida de futebol feminino entre clubes no Brasil. As alvinegras levantaram o troféu, inédito, tendo 100% de aproveitamento em 20 jogos, com 67 gols marcados e apenas sete sofridos.

Arena Corinthians final contra o São Paulo Paulista de futebol feminino tabela data começo
Final do paulista do ano passado teve recorde de público (Twitter/Corinthians)

Atual bicampeã brasileira, a Ferroviária medirá forças com o Palmeiras na estreia, enquanto o Santos, maior campeão estadual com quatro títulos (o último deles em 2018), receberá o Nacional.

O duelo entre Taubaté e Juventus, e o jogo envolvendo Realidade Jovem e Taboão da Serra completam a rodada de começo.

Doze da elite brasileira

Dos 12 participantes que estarão em campo no começo do torneio, seis estão na Série A1 do Brasileiro de Futebol Feminino. O Juventus disputa a A2, mas fez parceria com o Audax e as atletas têm defendido o time de Osasco na elite.

Já o Realidade Jovem foi parceiro do Rio Preto até 2018. Juntos, os clubes foram campeões brasileiros (2015), chegaram em mais duas decisões (2016 e 2018) e venceram o Paulista duas vezes (2016 e 2017).

Paulista de futebol feminino

Grupo 1
Realidade Jovem, Taboão da Serra, Ferroviária, Red Bull Bragantino, São Paulo e Palmeiras

Grupo 2
Taubaté, Juventus, Nacional, Santos, São José e Corinthians.

Mais em Futebol