Siga o OTD

Futebol

FIFA cria projeto para ajudar a fomentar o futebol feminino

O Programa de Desenvolvimento Feminino tem como meta fornecer ferramentas aos seus membros filiados para que possam desenvolver a modalidade

Brasil Futebol Feminino FIFA
Esse projeto da FIFA pode ajudar a CBF a alavancar o futebol feminino no Brasil (Stuart Franklin - FIFA/FIFA via Getty Images)

A FIFA (Federação Internacional de Futebol) divulgou nesta semana o lançamento de um projeto voltado para o futebol feminino. A entidade máxima da modalidade elaborou o Programa de Desenvolvimento Feminino, que tem como meta proporcionar aos seus 211 membros filiados a chance de solicitar e usar recursos e conhecimentos extras especializados na área para fomentar o esporte no país da respectiva federação.

+ Simone Jatobá avalia retomanda de treinos da seleção Sub-17

Esse plano está alinhado com a Estratégia de Futebol Feminino da FIFA e oferecerá às federações mais instrumentos e assistência técnica para impulsionar o esporte de maneira sustentável e ampliar a sua popularidade. Sendo assim, a CBF (Confederação Brasileira de Futebol), poderá pedir suporte em oito áreas consideradas chaves para alavancar a modalidade no período de 2020 a 2023.

“O compromisso da FIFA em apoiar as federações no desenvolvimento do futebol feminino continua sendo uma das principais prioridades. Além do financiamento disponível por meio do Subsídio Covid-19 para Futebol Feminino e do Programa Futuro da FIFA, o Programa de Desenvolvimento fornecerá mais apoio e assistência aos membros para que possam investir em todos os níveis”, disse Fatma Samoura, secretária-geral da entidade.

+ Corinthians e Inter fecham oitava rodada; ao vivo às 19h30

Sarai Bareman, diretora de futebol feminino da FIFA, também abordou o tema. “Um jogo de primeira linha e mais de um bilhão de telespectadores da Copa do Mundo Feminina da FIFA de 2019, na França, mostraram o quão longe o futebol feminino chegou. Nosso objetivo é aumentar ainda mais a popularidade e trabalhar em conjunto com nossas federações membros nos permitirá cumprir esse objetivo e tornar o esporte acessível a todos”.

FIFA e o futebol feminino

O futebol feminino passou a ser visto de maneira diferente pela FIFA em 2016, quando a entidade criou uma divisão dedicada à modalidade e elaborou a primeira estratégia para o esporte dois anos depois. No momento, o tema tem sido tratado como uma das principais prioridades da instituição, que agora está aumentando seu investimento em diversas áreas.

A FIFA divulgou recentemente um auxílio de US$ 500 mil por federação para contribuir na recuperação dos filiados depois das complicações trazidas pela pandemia do coronavírus, sendo que a verba foi destinada exclusivamente para o esporte praticado pelas mulheres. Este investimento poderá ser distribuído por áreas como competições, capacitação, governança e liderança, profissionalização e desenvolvimento técnico.

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

O projeto de fomento ao futebol feminino planejado pela FIFA tem alguns outros programas como pilares: estratégia, campanha, desenvolvimento da Liga, licenciamento de clubes, capacitação para administradores, bolsas para treinamento de treinador, coach mentorship e mulheres na liderança do futebol.

Mais em Futebol