Siga o OTD

Futebol

Liga dos Campeões retorna com quatro brasileiras na briga

Principal torneio de clubes do mundo será retomada hoje nas quartas de final. Confira um guia da competição

Liga dos Campeões será definida em agosto
Liga dos Campeões feminina será definida em agosto com quatro brasileiras na disputa (Divulgação/UEFA)

A Liga dos Campeões Feminina vai voltar com oito equipes na luta pelo título da temporada 2019/2020 do principal torneio de clubes do futebol feminino planeta. Com jogos disputados na Espanha a partir de sexta-feira (21), quatro atletas brasileiras lutarão pelo título: a atacante Ludmila, pelo Atlético de Madrid, a também atacante Giovanna Queiroz, do Barcelona, ambos da Espanha, e as meio-campistas Formiga e Luana Bertolucci, do Paris Saint-Germain, da França.

Suspenso em março por conta da pandemia do coronavírus, o torneio será retomado exatamente do momento em que parou: nas quartas de final. Com um formato diferenciado de confrontos únicos nessa reta decisiva, as oito equipes vivas na competição terão como palco os estádios de San Mamés, em Bilbao, e o Anoeta, em San Sebastián. A definição do campeão do torneio será no próximo dia 30.

Na reabertura da competição, o Atlético de Madrid e Barcelona fazem um clássico espanhol na briga por uma vaga na semifinal. O adversário do vencedor do confronto encara o vitorioso do encontro do Glasgow City, da Escócia, e o Wolfsburg, da Alemanha. No outro lado da chave, o PSG enfrenta o Arsenal, da Inglaterra, enquanto as francesas do Lyon disputam a vaga diante do Bayern de Munique, da Alemanha.

+ Tabela da fase final da Champions League de futebol feminino

Atlético de Madrid x Barcelona – Sexta-feira, 13h

O confronto que reabre a disputa da Uefa Women’s Champions League será entre as atuais principais potências femininas na Espanha. O duelo marcado para o estádio de San Mamés terá o Barcelona, atual campeão da Liga Espanhola, encerrada de maneira antecipada por conta da pandemia, e o Atlético de Madrid, segundo colocado da liga local.

Além da tabela nacional dar a vantagem para o Barça, o retrospecto recente dá o favoritismo à equipe catalã. O Barcelona derrotou os Colchoneros pelo placar de 6 a 1 no primeiro turno espanhol. No segundo turno as equipes acabaram empatando por 0 a 0.

Giovanna Queiroz pode fazer a sua estreia oficial no ataque do Barcelona na Liga dos Campeões feminina Futebol feminino
Giovanna Queiroz pode fazer a sua estreia oficial no ataque do Barcelona (Instagram/giioo.9)

Além disso, pesa em favor da equipe blaugrana o fato de ter um histórico recente mais vivido na competição. É o primeiro clube da Espanha ao chegar numa decisão, fato ocorrido na temporada anterior, e esteve nas quartas de final nas últimas cinco edições da competição europeia.

A recém-contratada Giovanna Queiroz, brasileira de 17 anos que possui dupla cidadania e já defendeu as seleções do Brasil e da Espanha nas categorias de base, foi inscrita e pode fazer a estreia oficial no ataque do Barcelona.

Ludmila marca para o Atlético de Madrid no Espanhol de futebol feminino Liga dos Campeões feminina
Suspensa, Ludmila está fora da partida das quartas (Divulgação)

Por outro lado, o Atlético de Madrid atinge o estágio das quartas de final pela primeira vez na sua história. Campeã recente de três edições da Liga Espanhola, a equipe busca agora brigar pelo seu espaço no cenário europeu.

+ Ludmila e companheiras voltam aos treinos no Atlético de Madrid

Para isso, o clube da capital precisará ainda superar um enorme desfalque. Um dos destaques da temporada até aqui, a atacante Ludmila está descartada do clássico por estar suspensa por acúmulo de cartões amarelos. A brasileira foi peça fundamental até aqui com dois gols e duas assistências nas quatro partidas que disputou na Champions.

Glasgow City x Wolfsburg – Sexta-feira, 13h

No confronto menos badalado dessas quartas de final, o forte Wolfsburg, da Alemanha, enfrenta a equipe que domina o futebol feminino na Escócia, o Glasgow City, num duelo marcado para o estádio Anoeta.

Vencedor da Champions League nas temporadas 2012/13, 2013/14, o clube alemão foi ainda finalista em duas edições recentes da competição: 2015/16 e 2017/18, sendo derrotado em ambas pelo Lyon.

Wolfsburg conquistou o título da temporada na Alemannha Liga dos Campeões feminina Futebol feminino
Wolfsburg é bicampeão da Liga dos Campeões feminina (Divulgação/Wolfsburg)

Atual tetracampeã nacional, a equipe possui como principal aposta a atacante dinamarquesa Pernille Harder, autora de incríveis 34 gols em 30 partidas na temporada. Cinco deles foram anotados na Liga dos Campeões.

+ Novo critério faz da seleção masculina a maior campeã sub-17

Já o Glasgow City, principal azarão nessa fase do torneio, conquistou as últimas 13 edições da liga escocesa do futebol feminino e buscará surpreender nesta sua segunda oportunidade nas quartas de final da Champions. Na outra ocasião, em 2014/15, acabou goleado pelo PSG.

PSG x Arsenal – Sábado, 15h

Em outro confronto envolvendo atletas brasileiras, o PSG, das meio-campistas Formiga e Luana Bertolucci, busca vaga nas semifinais diante do Arsenal, da Inglaterra, em duelo marcado para o estádio Anoeta.

Luana Bertolucci foi inscrita para esta fase da Liga dos Campeões feminina Futebol feminino
Luana Bertolucci foi inscrita para esta fase da Liga dos Campeões (Instagram/ luanabertolucci10)

Segundo colocado do campeonato francês na última temporada, o Paris Saint-Germain busca o seu primeiro título europeu após ter sido derrotado em duas finais recentes de Liga dos Campeões, em 2014-15 e 2016-17. Personagem frequente nas últimas fases finais da competição, a equipe francesa foi eliminada nas quartas de final da última temporada pelo Chelsea, clube inglês vizinho londrino do Arsenal.  

+ Seleção feminina sub-17 volta mirando prevenção de lesões

Para chegar ao seu objetivo, o elenco parisiense conta com duas atletas brasileiras: a experiente Formiga, que aos 42 anos defende o clube francês desde 2017, e a recém contratada Luana Bertolucci, que chegou em janeiro deste ano para reforçar a equipe justamente na reta final da competição europeia. Após ter assinado por seis meses, ela renovou o contrato.

Formiga - PSG - Copa da França Liga dos Campeões feminina
Aos 42 anos, Formiga defende o PSG desde 2017 (Divulgação/PSG)

Pela frente, o PSG terá o forte Arsenal, equipe com mais participações na história do torneio, são 13, desde a primeira edição em 2001/02. Campeão em 2006/07, o clube inglês é o único ainda vivo na atual disputa que ainda não possui vaga garantida para a próxima edição.

Na luta pelo bi campeonato europeu, os Gunners apostam as fichas na atacante holandesa Vivianne Miedema. Aos 24 anos, a centroavante soma 26 gols em 18 jogos na temporada e é a atual artilheira da Champions League Feminina com 10 gols marcados.

Lyon x Bayern – Sábado, 15h

Principal clube de futebol feminino do mundo, o Lyon irá em busca da sétima conquista, a quinta consecutiva. Para conseguir o objetivo, precisará superar o Bayern de Munique no San Mamés.

Atual tetra campeão do torneio europeu, o Lyon chega novamente com um favoritismo. Além do retrospecto, a equipe ainda segue mostrando força com conquistas recentes como a Copa da França, em que superou o PSG na decisão, e no torneio amistoso do Troféu Veolia.

Lyon vence seu 14º título do Campeonato Francês de futebol feminino após pandemia interromper a temporada
Lyon briga pelo sétimo título da Liga dos Campeões de futebol feminino (Reprodução/fff.fr)

Por outro lado, uma das principais jogadoras do elenco francês está fora: a holandesa Ada Hegerberg. Apontada como a melhor jogadora do planeta em 2018, a atacante rompeu os ligamentos do joelho em janeiro e não vai se recuperar a tempo de atuar na partida.

+SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

O Bayern busca igualar a melhor campanha na história da Liga dos Campeões. Chegou na semifinal do torneio justamente na última temporada. Na campanha recente do futebol alemão, um dos poucos a retornar após a pandemia do coronavírus, os bávaros acabaram com o vice após serem superados pelo Wolfsburg.

Confira a tabela completa da Liga dos Campeões

Sexta-feira (21/08)

Glasgow City x Wolfsburgo 
Atlético de Madrir x Barcelona

Sábado (22/08)

Arsenal x Paris Saint-Germain 
Lyon x Bayern de Munique

Terça-feira (25/08)

Semifinal 1 (Vencedor de Glasgow City e Wolfsburgo x Atlético de Madrid e Barcelona)

Quarta-feira (26/08)

Semifinal 2 (Vencedor de Arsenal e PSG x Lyon e Bayern)

Domingo (30/08)

Final

Mais em Futebol