Siga o OTD

Futebol

Juventus é declarada campeã da Liga Italiana feminina

Equipe da brasileira Maria Alves possuía nove pontos de vantagem a seis rodadas do fim

Maria Alves Juventus Liga Italiana de futebol feminino
Maria Alves renovou seu contrato com a Juventus após quatro gols marcados (Divulgação)

Duas semanas após ser declarada encerrada, a Liga Italiana de futebol feminino teve a Juventus anunciada como campeã nesta quinta-feira. O anúncio foi feito logo após o encerramento da reunião da FIGC (Federação Italiana de Futebol) destinada a debater assuntos da modalidade entre as mulheres no país.

Com 44 pontos conquistados, a equipe da atacante brasileira Maria Alves liderava a competição com nove pontos de vantagem sobre a Fiorentina e o Milan, empatadas na segunda colocação e possuíam um jogo a menos que a rival de Turim. Paralisada em março, a competição ainda contava com mais seis rodadas restantes.

+ Austrália e Nova Zelândia sediarão Copa do Mundo Feminina 2023

Lançada oficialmente em 2017, a equipe feminina da Juventus conquistou as três edições do Campeonato Italiano que disputou, além dos títulos da Copa da Itália 2018/19 e a Supercopa Italiana no ano passado.

https://twitter.com/juventusfc/status/1276154564509683713?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1276154564509683713%7Ctwgr%5E&ref_url=https%3A%2F%2Fgloboesporte.globo.com%2Ffutebol%2Ffutebol-internacional%2Fnoticia%2Fencerrado-pela-pandemia-italiano-feminino-declara-juventus-campea-da-temporada.ghtml

Participação brasileira

Em seu elenco a equipe italiana conta com a brasileira Maria Alves. Aos 26 anos, a atacante foi contratada na última janela de transferências, disputou 13 jogos, anotou quatro gols e surpreendeu pela sua velocidade com a bola. O bom desempenho rendeu a renovação contratual com a atleta ao menos por mais uma temporada.

“É um campeonato bem merecido com 9 pontos de vantagem, mesmo que com uma rodada a mais, me parece realmente justo, correto e merecido pelas meninas”, disse a presidente do Departamento do futebol feminino na Federação, Gabriele Gravina.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

 A reunião desta quinta também decidiu que a Fiorentina, que estava à frente do Milan na tabela de classificação por conta de uma diferença de três a mais de saldo, será, ao lado da Juventus, a representante do país na próxima Liga dos Campeões da Uefa feminina. Na Série B, o Napoli foi declarado campeão, e subirá para a primeira divisão na próxima temporada, junto do segundo colocado San Marino.

Além desses pontos, a Federação divulgou que a próxima temporada da liga italiana de futebol feminino será iniciada no dia 22 de agosto. A entidade revelou ainda um projeto gradual que visa reconhecer o profissionalismo da modalidade a partir da temporada 2022/2023.

Mais em Futebol