Siga o OTD

Futebol

Por conta da Covid-19, Italiano feminino é encerrado

Após uma série de encontros, a Federação Italiana de futebol decidiu pelo cancelamento da atual temporada

Andressa Alves na Roma contra o Milan pelo campeonato italiano de futebol feminino
Andressa Alves atuou na Roma na temporada 2019/2020 (divulgação/Roma)

Depois de três reuniões e uma assembléia extraordinária, todas por videoconferência, o Campeonato Italiano de futebol feminino 2019/2020 foi encerrado. Nesta segunda-feira (8), a Federação Italiana anunciou o fim da competição sem declarar um campeão.

A ideia da federação, segundo o presidente Gabriele Gravina, era a retomada da atual temporada do italiano de futebol feminino. Uma das alternativas propostas foi a realização do restante dos jogos em um local pré-definido, com todos os times hospedados no mesmo local.

-Andressa Alves quer abrir caminhos na Europa

“Decidimos pela suspensão do italiano de futebol feminino. No que me diz respeito, é uma nota negativa. Teria sido bom para todo o movimento dar igual dignidade às meninas em relação à conclusão de pelo menos o campeonato mais importante”, comentou o presidente da Federação.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

“A mensagem da Federação seguiu as diretrizes internacionais, tentando de todas as formas privilegiar o mérito esportivo. A solução mais recente dos play-offs e play-outs, hospedando as equipes envolvidas em um único local identificado pelo A Federação, que também se encarregaria do cumprimento do protocolo envolvendo as partidas, evitou todos os problemas críticos relacionados à viagem e garantiu um período mais amplo para a realização do treinamento coletivo”, comentou Ludovica Mantovani, presidente da divisão feminina do italiano feminino de futebol.

Apesar dessa iniciativa da Federação, as posições assumidas pelos clubes permanecem altamente fragmentadas e, do lado das jogadoras, não há uma frente clara e compacta em querer voltar a jogar. As questões envolvendo o rebaixamento, acesso para a elite e classificação para as competições europeias da próxima temporada não foram definidas ainda.

Mais em Futebol