Siga o OTD

Futebol

Brasil desiste da candidatura da Copa do Mundo feminina

CBF divulgou nota oficial desistindo de brigar pela sede do Mundial de 2023. Outros quatro países seguem na disputa

Copa do Mundo feminina
Foto promocional da candidatura do Brasil para a Copa do Mundo feminina (Divulgação)

O Brasil desistiu nesta segunda-feira (8) de seguir na disputa para conquistar a sede da Copa do Mundo feminina de 2023. A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) anunciou no final da tarde uma nota oficial confirmando sua saída no pleito. A eleição será entre Colômbia, Japão e uma candidatura conjunta entre Austrália e Nova Zelândia.

A decisão sairá no dia 25 deste mês, em uma reunião por videoconferência do Conselho da Fifa (Federação Internacional de Futebol).

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NOINSTAGRAM E NO FACEBOOK

Segundo a nota da CBF, a Fifa, ao analisar os documentos da candidatura brasileira, não encontrou garantias do Governo Federal e documentos de terceiras partes (públicas e privadas), envolvidas na realização do evento.

Cenário de incerteza

Ainda segundo a CBF, o cenário de incerteza que a economia do país passa, em razão da pandemia do coronavírus, também contribuiu para a decisão da retirada da candidatura. “Diante do momento excepcional vivido pelo país e pelo mundo, a CBF compreende a posição de cautela do Governo brasileiro, e de outros parceiros públicos e privados, que os impediu de formalizar os compromissos no prazo ou na forma exigidos”, diz um trecho da nota oficial da CBF.

+ Brasil saberá no fim de junho se sediará Copa do Mundo feminina

A candidatura do Brasil previa as partidas sendo disputadas em oito estádios e oito cidades: Mineirão (Belo Horizonte), Mané Garrincha (Brasília), Arena da Amazônia (Manaus), Beira-Rio (Porto Alegre), Arena Pernambuco (Recife), Maracanã (Rio de Janeiro), Arena Fonte Nova (Salvador) e Arena Corinthians (São Paulo).

Veja a nota oficial da CBF

Após minuciosa avaliação, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) decidiu retirar a candidatura do Brasil à sede da Copa do Mundo Feminina FIFA 2023. Uma combinação de fatores levou a esta decisão, tomada com grande responsabilidade.

Análise da FIFA sobre a documentação da candidatura brasileira considerou que não foram apresentadas as garantias do Governo Federal e documentos de terceiras partes, públicas e privadas, envolvidas na realização do evento.

A CBF compreende a necessidade da FIFA de obter tais garantias e sabe que elas fazem parte do protocolo padrão da entidade internacional, sendo elemento fundamental para conferir a segurança necessária para efetiva realização de eventos deste porte.

O Governo Federal, por sua vez, elaborou para a FIFA uma carta de apoio institucional na qual garantiu que o país está absolutamente apto a receber o evento do ponto de vista estrutural, como já o fez em situações anteriores. No entanto, ressaltou que, por conta do cenário de austeridade econômica e fiscal, fomentado pelos impactos da pandemia da Covid-19, não seria recomendável, neste momento, a assinatura das garantias solicitadas pela FIFA.

Fifa Copa do Mundo feminina
A CBF divulgou nota oficial após abrir mão de tentar brigar pela sede da Copa do Mundo feminina (Reprodução)

Diante do momento excepcional vivido pelo país e pelo mundo, a CBF compreende a posição de cautela do Governo brasileiro, e de outros parceiros públicos e privados, que os impediu de formalizar os compromissos no prazo ou na forma exigidos.

Soma-se a isso a nossa percepção, construída durante o processo, de que o acúmulo de eventos esportivos de grande porte realizados em curto intervalo de tempo no Brasil – Copa das Confederações 2013, Copa do Mundo FIFA 2014, Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, CONMEBOL Copa América 2019 e Copa do Mundo FIFA Sub-17 2019 – poderia não favorecer a candidatura na votação do próximo dia 25 de junho, apesar de serem provas incontestáveis de capacidade de entrega.

Sendo assim, a CBF decidiu retirar a candidatura brasileira e apoiar a Colômbia na disputa para a sede da Copa do Mundo Feminina FIFA 2023. Desta forma, a CONMEBOL se apresenta com uma candidatura única, aumentando as chances sul-americanas na votação, além de reforçar a unidade que marca a atual gestão da entidade.

A CBF agradece a todas e todos que participaram da candidatura brasileira e reafirma seu compromisso com o desenvolvimento do futebol feminino no país. Um compromisso que vem sendo demonstrado tanto no fortalecimento das competições entre clubes, quanto das Seleções Nacionais. Seguimos com o objetivo de realizar uma edição da Copa do Mundo Feminina FIFA em gramados brasileiros e a trabalhar para que isso aconteça assim que possível.

Mais em Futebol