Siga o OTD

Futebol

O futebol feminino na Europa e suas disparidades na pandemia

Campeonatos cancelados, finalizados, em espera e prontos para o retorno. Em plena pandemia, futebol feminino vive momentos diferentes na Europa

Andressa, da Roma, no campeonato italiano de futebol feminino
Andressa, da Roma, no campeonato italiano de futebol feminino (divulgação/Roma)

O futebol feminino na Europa, e praticamente no mundo todo, é bem heterogêneo. Enquanto alguns campeonato já cancelaram a temporada por causa da pandemia, outros ainda estão aguardando para serem reiniciados.

Enquanto algumas atletas são profissionais, outras ainda são amadoras. Claramente, as federações nacionais privilegiam o futebol masculino em detrimento ao feminino. Contudo, outras federações dão quase o mesmo tratamento.

E para deixar tudo ainda mais bagunçado, a Champions League, principal competição da Europa, segue suspensa, com clubes de países que já cancelaram seus campeonatos nacionais em meio à pandemia, com equipes que aguardam o retorno e equipes que já estão prontas para o retorno.

Fora da Europa, a principal competição é a NWSL, a liga americana de futebol feminino. Por lá, as equipes estão treinando de forma individualizada, mas ainda não há uma previsão de retorno.

Lyon vence seu 14º título do Campeonato Francês de futebol feminino após pandemia interromper a temporada
Lyon vence seu 14º título do Campeonato Francês de futebol feminino (Reprodução/fff.fr)

No Brasil, o futebol feminino está totalmente paralisado e sem previsão de retorno. A pandemia veio para escancarar as disparidades.

França

O Lyon conquistou seu 14º título consecutivo do Campeonato Francês de futebol feminino. A competição foi finalizada na 16ª rodada. A FFF (Federação Francesa de Futebol) demorou a se pronunciar sobre o futebol feminino, já que declarou o PSG campeão no masculino no dia 30 de abril, mas o título do Lyon só foi confirmado no dia 11 de maio.

As jogadoras são profissionais na França. Kathellen, do Bordeaux, e Luana e Formiga, do PSG, são as representantes brasileiras com mais destaque na competição nacional.

Espanha

O Barcelona foi declarado campeão pela RFEF (Real Federação de Futebol da Espanha), depois que a entidade cancelou os torneios amadores no país.

O Barça liderava a liga feminina antes da paralisação por coronavírus com nove pontos a mais que Atlético de Madrid, da brasileira Ludmila. Ambos os times estão classificados para a próxima Liga dos Campeões.

O futebol feminino na Espanha luta para se tornar profissional, mas isso ainda não deve acontecer na próxima temporada.

Ludmila, jogadora do Atlético de Madrid; futebol feminino na Europa  durante a pandemia
Ludmila, jogadora do Atlético de Madrid (Divulgação/LaLiga)

Na liga masculina, os times já foram liberados para treinarem com algumas restrições e a volta da competição pode ser concretizada ainda em junho.

Os destaques brasileiros na competição são a zagueira Mônica Hickmann, que atua no Real Madrid, e a atacante Ludmila, do Atlético de Madrid. O Brasil ainda possui outras jogadoras no Tenerife e no Madrid.

Itália

Mais um país em que as jogadoras não são profissionais. O futebol feminino na Itália, por recomendação do governo, que vetou todas as competições esportivas no país até 14 de junho, aguarda para ser retomado. No entanto, a série B feminina já foi cancelada.

Das 22 rodadas programadas na série A, 16 já foram disputadas. A equipe do Juventus lidera com 44 pontos, enquanto a Fiorentina (2º) e Milan (3º) somam 35 pontos cada.

Segundo a FIGC (Federação Italiana de Futebol), o futebol feminino no país deve se tornar profissional na temporada 2021/2022. Maria Alves , na Juventus, e Andressa Alves, na Roma, são as representantes brasileiras.

Portugal

A FPF (Federação Portuguesa de Futebol) decidiu, no dia 8 de abril, que todas as competições com clubes amadores fossem canceladas, sem vencedores, rebaixamento ou acesso.

Como o futebol feminino em Portugal é amador, a temporada 2019/2020 ficou sem um campeão. Benfica e Sporting lideravam a competição, ambos com 42 pontos. Das 22 rodadas programadas, 15 foram concluídas.

Não há previsão de quando as jogadoras serão profissionais no país. Mas para a temporada 2020/2021, a FPF decidiu aumentar de 12 para 20 os times que competirão no Campeonato Português de futebol feminino.

A liga masculina retorna no dia 4 de junho. Diversas brasileiras atuam na competição portuguesa, destaque para Nycole e Daiane, ambas do Benfica.

Darlene Benfica
Equipe do Benfica de futebol feminino (Divulgação/Benfica)

Inglaterra

No aguardo, o futebol feminino se prepara para retomar a competição nacional. As jogadoras são profissionais no berço do futebol. Contudo, não há uma previsão de retorno.

Mas enquanto os clubes masculinos já retornaram aos treinos desde a última terça-feira (19), as equipes femininas seguem sem poder realizar treinamentos.

O Campeonato Inglês de futebol feminino teve sua última rodada realizada no dia 23 de fevereiro. Das 22 rodadas programadas, 14 foram concluídas. O Manchester City lidera com 40 pontos, enquanto Chelsea segue de perto com 39 pontos.

Alemanha

O Campeonato Alemão de futebol feminino já tem data para retornar. A 17ª rodada será iniciada no dia 29 de maio. As jogadoras são profissionais na Alemanha.

O Wolfsburg lidera a competição com 46 pontos somados. O Bayern de Munique é o vice-líder com 38 pontos. A competição masculina já foi retomada.

Letícia Santos, do Frankfurt, é a única brasileira na competição.

Holanda

A KNVB (Federação Holandesa de Futebol) decidiu cancelar todas as competições nacionais no dia 24 de abril. Sendo assim, os campeonatos masculinos e femininos foram finalizados em conjunto, sem campeões, rebaixamento ou acesso.

Por causa da pandemia, todos os eventos esportivos na Holanda estão proibidos até o dia 1º de setembro. As jogadoras de futebol feminino que atuam no país são profissionais.

Champions League

Principal competição de clubes na Europa, a Champions foi paralisada por causa da pandemia antes das quartas de finais começarem. O curioso é que das oito equipes, quatro já tiveram suas temporadas nacionais canceladas (Barcelona, Atlético de Madrid, Lyon e PSG).

O futebol feminino na Europa e suas disparidades durante a pandemia
Taça da Champions League, a mais cobiçada da Europa (Reprodução/uefa.com)

Outras duas (Arsenal e Glasgow City) aguardam para a retomada dos campeonatos nacionais, enquanto Bayern de Munique e Wolfsburg já entram em campo já na próxima semana.

Segundo a última atualização da UEFA (União das Federações Europeias de Futebol), entidade que organiza a Champions League nos dois naipes, as competições seguem suspensas, esperando por novas datas, mas sem nenhuma previsão de reinício. Claro, não será fácil organizar tamanha disparidade entre os países da Europa e suas relações com o futebol feminino.

Mais em Futebol