Siga o OTD

Futebol

Pandemia interrompe Francês, e Lyon é declarado campeão

Pela 14ª vez na história da competição de futebol feminino, Lyon é campeão após federação interromper a temporada 2019/2020

Lyon conquista título francês após pandemia interromper a temporada
Jogadoras do Lyon comemoram o título Francês da temporada 2018/2019 - (Facebook/olympiquelyonnaisfeminin)

Com um certo atraso, a Federação Francesa de Futebol decidiu finalizar o Campeonato feminino, a Liga Arkema, por causa da pandemia do novo coronavírus e declarou o Lyon como grande campeão da temporada 2019/2020.

Primeiro a Federação oficializou os campeonatos masculinos, para só depois declarar o Lyon campeão, além de definir as vagas europeias, acesso e rebaixamento do futebol feminino.

14º consecutivo

Uma hegemonia que ultrapassa as décadas. Com o título da temporada 2019/2020, interrompida pela pandemia na 16ª rodada, o Lyon conquistou seu 14º título consecutivo do Campeonato Francês de futebol feminino.

+ Brasil saberá no fim de junho se sediará Copa do Mundo feminina

Foram 14 vitórias em 16 partidas, somando 44 pontos. O Lyon é uma verdadeira seleção, visto que 18 das 28 jogadores no elenco defendem suas respectivas seleções nacionais.

Lyon vence seu 14º título do Campeonato Francês de futebol feminino após pandemia interromper a temporada
Lyon vence seu 14º título do Campeonato Francês de futebol feminino (Reprodução/fff.fr)

Com o título confirmado, o Lyon também garantiu a vaga na próxima edição da Champions League. O PSG, das brasileiras Formiga e Luana, terminou com o vice e também garantiu presença na Champions.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

Os números da conquista

O Lyon, em 16 partidas realizadas, anotou 60 gols e só tomou quatro. A maior goleada do time na temporada foi sobre o rebaixado Olympique de Marseille: 8 a 0 e na casa do adversário.

A alemã Dzsenifer Marozsan terminou a competição como a melhor em assistências, com 12 passes para gol. Contudo a artilheira da temporada foi a francesa Marie-Antoinette Katoto, do PSG, com 16 arremates certeiros.

O melhor público da temporada, registrado em 16 de novembro de 2019 durante a vitória do Lyon por 1 a 0 contra o PSG, foi de 30.661 espectadores no Estádio Groupama.

Sobe e desce

A Federação Francesa de Futebol definiu o acesso e os times rebaixados. O Olympique de Marseille e o FC Metz saem da primeira divisão francesa. Issy FF (melhor do grupo A) e o Le Havre AC (melhor do grupo B) sobem da segunda para a primeira divisão do futebol feminino na França.

Mais em Futebol