Siga o OTD

Futebol

Presidente da federação haitiana investigado por abuso sexual

Segundo sub-editor do The Guardian, mandatário da Federação Haitiana de Futebol, Yves Jean-Bart está sendo investigado pela polícia do Haiti por abuso sexual de menores

Yves Jean-Bart presidente federação haiti futebol assédio sexual fifa
Yves Jean-Bart presidente federação haiti futebol assédio sexual (facebook/fhfhaiti)

Após denúncia de abuso sexual feita pelo The Guardian contra Yves Jean-Bart, atual presidente da Federação Haitiana de Futebol, o sub-editor de esportes do jornal inglês informou, via rede social, que a polícia do Haiti está investigando

Ed Aarons informou que “a polícia do Haiti confirmou que está investigando acusações de abuso sexual por Yves Jean-Bart depois das acusações feita pelo The Guardian na semana passada.”

Há 20 anos, Yves Jean-Bart, conhecido como ‘Dadou’, está à frente da entidade e nega todas as acusações feitas por atletas que passaram pelo Centro Técnico Nacional, em Croix-des-Bouquets, Haiti.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

O centro de Croix-des-Bouquets recebe muitas meninas carentes, em condição de rua, e que enxergam no futebol uma maneira de saírem da miséria.

Acusações

“Há uma senhora que trabalha lá e que pressiona as meninas a fazer sexo com Dadou”, disse uma suposta vítima ao The Guardian. “Ela escolhe uma garota legal, que é atraente e lhe diz que será expulsa do centro. A garota começa a chorar e então a senhora diz: ‘A única maneira de resolver isso é falar com o Dadou”.

Não bastassem os abusos sexuais relatados dentro do Centro Técnico Nacional, mantido pela Federação Haitiana de Futebol, as meninas também sofrem com as condições precárias do lugar.

“A última vez que pisei lá, eu queria vomitar”, disse um treinador que trabalhou no local. “É desprezível. Dez crianças dormem em cada um dos quartos, não há lençóis, nem banheiros limpos. É inimaginável. Para onde foi o dinheiro? A federação recebeu milhões e nem comprou lençol?”

A palavra do presidente

Em nota oficial, o presidente da Federação Haitiana de Futebol se manifestou contra as acusações de abuso sexual feitas na reportagem do The Guardian. O presidente também atacou a mídia. “O The Guardian, um jornal da Inglaterra, participou do jogo de detratores nacionais publicando um artigo tão baixo.”

A Federação Haitiana de Futebol também saiu em defesa do mandatário. “O Dr. Yves Jean-Bart rejeita categoricamente as alegações infundadas feitas contra ele. Ele foi homenageado por presidir a Federação Haitiana de Futebol nas últimas duas décadas e acaba de ser reeleito para seu sexto mandato.”

A nota da entidade também ataca o jornal inglês. “Estimulados por blogueiros militantes desinformados, sem treinamento jornalístico e ético, algumas mídias internacionais caíram na armadilha de repetir mentiras, sem fazer relatórios adequados, visitar o Haiti, reunir fatos ou simplesmente buscar a verdade.”

Mais em Futebol