Siga o OTD

Futebol

1ª fase da Copinha é encerrada com mais 12 classificados

Definição dos últimos seis grupos encerra a primeira fase da Copa São Paulo 2020; confrontos da segunda fase são definidos

Ceará x São José-RS - Copa do Brasil sub-20
Foto: Daniel Carvalho/Cearasc.com

Depois de uma quinta-feira bastante agitada na Copa São Paulo de Futebol Júnior, a competição teve uma sexta-feira mais leve, porém com muitas partidas. Doze jogos definiram um total de 6 grupos e encerraram a fase de mata-mata da competição.

O Olimpíada Todo Dia faz um resumão de tudo que rolou nesta tarde de futebol sub-20. Foram 26 gols, nenhum empate em zero a zero.

+CONFIRA  A TABELA COMPLETA DA COMPETIÇÃO

Grupo 19

Na primeira partida do Grupo 19 da Copinha, o Jacuipense, da Bahia, encarou o já eliminado Carajás, do Pará, e atropelou o adversário por 8 a 2, com direito a seis gols em 17 minutos. O resultado colocava a equipe baiana na segunda fase da Copa São Paulo. Para garantir a vaga, o Vasco precisava perder para o líder Itapirense na partida seguinte.

Mas, para azar do Jacuipense, o Vasco não quis saber de zebra e venceu os donos da casa por 3 a 0. De quebra, chegou a 7 pontos e assumiu a liderança do Grupo 19. Caio Lopes abriu o placar no primeiro tempo, enquanto Miranda, de pênalti, e Roger fecharam o marcador.

Na próxima fase, o Vasco enfrenta o Náutico e a Itapirense encara o Criciúma, classificados do Grupo 20.

Grupo 25

No único grupo com apenas 3 equipes – vale lembrar que o Flamengo-RJ decidiu não jogar a Copa São Paulo e perdeu todos os jogos por W.O – Vitória da Conquista e Trem se enfrentaram para ver quem faria companhia ao Água Santa na próxima fase. O Trem jogava pelo empate para assegurar a classificação. E foi isso que conseguiu. 1 a 1 com a equipe baiana, que acabou eliminada.

Com o resultado, os confrontos da próxima fase da Copinha foram definidos. O Água Santa irá encarar o Atlético-CE, enquanto que o Trem pegará o Avaí.

Trem, do Amapá, se garantiu na 2ª fase da Copinha. (Foto: Divulgação/Trem)

Grupo 27

O Cruzeiro teve a difícil missão de encarar o Oeste de Itápolis, time que vinha de duas goleadas na competição e que era o melhor dentre todos os 132 clubes da Copinha. Já classificados, os dois jogaram na Arena Barueri para ver quem seria o líder do grupo.

E foi a equipe mineira que se deu melhor, vencendo por 3 a 1 e garantindo a primeira colocação da chave. Thiago, aos 34 minutos abriu o placar para a Raposa. No começo do segundo tempo, Pedro Bicalho ampliou. Três minutos depois Riquelmo marcou belo gol e fez o terceiro. O Oeste ainda diminuiu, mas a vitória estava nas mãos da equipe cruzeirense.

No duelo dos eliminados do grupo, o Sergipe venceu o Trindade por 3 a 2 e se despediu da Copinha com uma vitória.

Agora na próxima fase, o Cruzeiro encara o Sport, enquanto o Oeste enfrenta a Desportiva Paraense.

Cruzeiro venceu Oeste e avançou na liderança. (Foto: Divulgação)

+INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL NO YOUTUBE

Grupo 29

No Grupo 29, o Operário, do Paraná, enfrentou o lanterna Palmeira, do Rio Grande do Norte, sonhando com a classificação para a próxima fase. Com a vitória por 3 a 1, a equipe paranaense chegava à segunda posição do grupo e precisava aguardar o confronto entre São Paulo e EC São Bernardo para saber a definição do grupo.

O Tricolor até assustou o torcedor, tomando o primeiro gol do São Bernardo logo aos 3 minutos de jogo. O resultado eliminava o atual campeão da Copinha de forma antecipada na primeira fase. Mas, aos 13 da segunda etapa, Anilson marcou um golaço, de falta, e empatou a partida.

Com o resultado, São Paulo, São Bernardo e Operário terminaram a fase de grupos com 5 pontos. Graças ao saldo de gols, o Tricolor ficou na liderança, e o time paranaense terminou com a segunda vaga. O São Bernardo acabou eliminado.

Nos próximos duelos, o Tricolor encara o Flamengo, de Guarulhos, enquanto o Operário pega o Santa Cruz.

Grupo 31

Pelo Grupo 31, o São Caetano precisava vencer o lanterna do grupo Canaã se quisesse continuar sonhando com a classificação. O time do ABC paulista não desapontou o seu torcedor, venceu pelo placar de 2 a 0, chegou aos seis pontos e assumiu provisoriamente a liderança.

O resultado colocou pressão no Ceará, até então líder do grupo. O time nordestino, porém, precisava de apenas um empate para recuperar a ponta. O adversário seria o Nacional-SP, que precisaria vencer por no mínimo 2 gols de diferença para se classificar. Em um jogo eletrizante, o Ceará saiu ganhando por 2 a 1 e sustentou esse placar até os 35 minutos do segundo tempo. O Nacional empatou aos 36 e virou para 3 a 2 aos 47, ficando a um gol de avançar e eliminar o Ceará. O time nordestino selou a classificação e a liderança do grupo aos 51 minutos, empatando em 3 a 3.

Na segunda fase da Copa São Paulo, o São Caetano encara o São Bento. Já o Ceará enfrenta o Coritiba.

Grupo 32

No estádio do Canindé, em São Paulo (SP), os já classificados Coritiba e São Bento se enfrentaram para decidir quem sairia em primeiro do grupo. O Coritiba jogava pelo empate, mas o São Bento foi para cima logo cedo no primeiro tempo, marcou dois gols e segurou o resultado. A equipe de Sorocaba foi a 7 pontos, deixando os paranaenses com 6.

No outro jogo do grupo, os eliminados Portuguesa e CSA empataram em 2 a 2.

Na próxima fase, o Coritiba enfrenta o Ceará, enquanto o São Bento mede forças com o São Caetano.

São Bento venceu Coritiba e garantiu liderança do grupo. (Foto: Neto Bonvino/EC São Bento)

Mais em Futebol