Siga o OTD

Futebol

Com dois de Enio, Botafogo vence Noroeste e avança na Copinha

Em partida difícil contra o Noroeste, atacante Enio faz a diferença no fim, marca duas vezes e garante vaga do Botafogo na próxima fase da Copa São Paulo

Botafogo venceu Noroeste pela Copa São Paulo - Foto: Fabio de Paula/BFR
Foto: Fabio de Paula/BFR

O Botafogo precisou do brilho do garoto Enio para vencer o Noroste por 2 a 0 e se classificar para a próxima fase da Copa São Paulo de Juniores. Em partida acirrada em Bauru, o Noroeste deu trabalho à equipe carioca durante todo o jogo, mas tomou um banho de água fria com os gols de Enio ao 34 e ao 38 do segundo tempo.

Com o resultado, o Botafogo chegou a 7 pontos e, no momento, é o líder do Grupo 04. Os cariocas ainda têm que aguardar a partida entre o Novorizontino e o Visão Celeste, às 19h15 para saberem se avançam em primeiro lugar. O Noroeste, com três pontos conquistados, ficou na primeira fase da competição.

+CONFIRA A TABELA COMPLETA DA COPA SÃO PAULO

O Jogo

O Noroeste começou melhor a partida em Bauru, marcando bem e dificultando a saída de bola dos cariocas. Logo aos 6 minutos, o Norusca já teve uma boa chance com Ramon, que recebeu lançamento de Ryan, cortou o zagueiro, mas na hora de chutar pegou mal na bola.

Aos 11 minutos, a primeira chance real do Botafogo passou perto do gol. Wendel cobrou falta muito bem e a bola passou à esquerda do goleiro Douglas.

Quatro minutos depois, outra boa oportunidade para o Fogão. Renato desceu bem pela direita, tentou o cruzamento e a bola desviada foi para o gol e tocou no travessão.

Do lado do Noroeste, era o atacante Paulinho que chamava atenção, com dribles, arrancadas e bons lances. A finalização, no entanto, era cortada pela defesa ou ia para fora.

No fim do primeiro tempo, o goleiro Andrew teve que trabalhar para segurar a pressão do Norusca. Em três chances seguidas, o goleiro carioca teve que tirar o perigo em cruzamentos na área.

Aos 44, Ryan conseguiu passe infiltrado para Dexter, que levou de cabeça e encheu o pé. A bola passou muito perto do gol de Andrew e foi para fora.

No segundo tempo, o Noroeste continuou pressionando em busca do gol da classificação. Logo aos 20 segundos de partida, Paulinho finalizou no cantinho de Andrew e a bola passou perto, mas saiu.

Aos 21 minutos, o Botafogo teve uma ótima chance. Bola lançada na área e Gerson tentou tirar de cabeça, mas errou. O goleiro Douglas acabou saindo errado também e a bola sobrou para Enio. Ele chutou sem goleiro, mas Gerson, se redimindo do lance anteior, tirou em cima da linha e salvou o Norusca.

As substituições no Noroeste no segundo tempo não foram boas e tiraram o entrosamento que a equipe apresentava no primeiro tempo. Aos 34 minutos, a equipe paulista tomou o primeiro banho de água fria com o gol de Enio. Marquinhos cruzou na área, a bola passou por todo mundo e encontrou Enio na esquerda. Ele chegou chutando e abriu o marcador em Bauru.

Quatro minutos depois, veio o segundo dele. O goleiro Andrew chutou para frente, a bola resvalou na cabeça de Marquinhos e sobrou para Enio. Na cara do gol, ele deu um toquinho na saída de Douglas e ampliou para os cariocas.

O Noroeste até tentou diminuir no final, mas já era tarde. Vitória do Botafogo por 2 a 0 e classificação garantido para a próxima fase da Copa São Paulo.

Campanha

Na estreia da Copa São Paulo, no dia 3 de janeiro, o Botafogo venceu o Visão Celeste por 2 a 0, com gols de Ênio, camisa 10 da equipe. Na segunda rodada, a equipe carioca encarou o Novorizontino e empatou em 1 a 1. O Botafogo abriu o placar com Renato. Dois minutos depois, o Novorizontino igualou com Jackson.

O torneio

Participam da primeira fase 127 times divididos em 32, que jogam entre si, dentro do grupo em turno único. Os critérios de desempate são, pela ordem, maior número de vitórias, maior saldo de gols, maior número de gols marcados, menor número de cartões vermelhos, menor número de cartões amarelos, confronto direto quando o empate for de apenas dois times, e, por fim, sorteio público na sede da Federação Paulista de Futebol.

+ INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL NO YOUTUBE

A partir da segunda fase da competição, os 64 classificados passam a se enfrentar em eliminatória simples até a final, marcada para o dia 25 de janeiro, data do aniversário da capital paulista, no estádio do Pacaembu. O Corinthians é o maior vencedor da Copa São Paulo de Futebol Júnior com dez taças. O Fluminense, com cinco, é o segundo que tem mais taças, mas não leva o campeonato desde 1989. O atual campeão São Paulo é o terceiro maior vencedor com quatro canecos.

Mais em Futebol