Siga o OTD

Gangwon 2024

Técnica personagem da Turma da Mônica orienta atleta do biatlo

Mirlene Picin, atleta que serviu de inspiração para criação de personagem da Turma da Mônica, treina Mariana Silva em Gangwon-2024

Mirlene Picin, treinadora inspiração da Turma da Mônica Jovem, orienta Mariana Silva, do biatlo, em Gangwon-2024
(Foto: Marina Ziehe/COB)

O Brasil encerrou sua participação no biatlo dos Jogos Olímpicos de Inverno da Juventude de Gangwon-2024 nesta terça-feira (23), com a disputa da prova de 6km sprint feminina. Única representante do país na modalidade, Mariana Silva ficou na 89ª colocação, com o tempo de 34min37s, e foi a melhor sul-americana da prova. Mas o que mais chamou atenção foi o fato de que, durante a competição, ela foi treinada por Mirlene Picin, atleta que serviu de inspiração para a criação da personagem Mika, da Turma da Mônica Jovem.

“Quando eu vi que ela postou que viria para Gangwon, pensei: Meu Deus, é a Mika! É incrível ter uma técnica que é personagem da turma da Mônica. Nem acreditei quando vi”, contou Mariana. “Ler a história dela na revistinha e depois ter ela pessoalmente me dando dicas, me orientando para melhorar foi muito legal. Não é todo dia que a gente está do lado de um personagem de desenho”.

Mirlene Picin orienta Mariana Silva no biatlo nos Jogos Olímpicos de Inverno da Juventude
(Foto: Marina Ziehe/COB)

Além de treinadora e atleta do biatlo, Mirlene Picin ainda compete no esqui cross-country e corrida de montanha. A esportista teve sua estreia na parceria da Panini com a Maurício de Sousa Produções na edição Chico Bento Moço Nº 73 – Competição Na Neve de 2020, e desde setembro do ano passado, está de volta, dessa vez como personagem em Turma da Mônica Jovem.

“É um pouco engraçado e estranho porque na maioria das vezes me esqueço do personagem por estar sempre junto com os demais atletas do Brasil. É muito natural, corriqueiro, mas sei que as novas gerações que vão chegando para a equipe provavelmente me conhecerão primeiro pela personagem”, contou Mirlene.

Inspiração

Assim como a Mônica inspirou e acompanhou a atleta e treinadora em sua carreira – através da leitura – a história mostra também como a força da destemida esportista também inspira a Dona da Rua e leitores de todas as idades. A intenção da publicação é justamente mostrar mais as modalidades de inverno e incentivar a prática delas mesmo num país tropical como o Brasil.

Capa da revista Turma da Mônica Jovem com a personagem Mika
(Foto: Divulgação/Panini/Mauricio de Souza Produções)

“A intenção da Mauricio de Sousa Produções é justamente inspirar e motivar pelos exemplos. Vendo que a Mariana falou, acredito que de alguma maneira atingimos isso. Através da minha história que é real, os mais jovens podem se dar conta de que podem construir a própria história dentro ou fora do esporte, batalhando pelos seus sonhos”, contou Mirlene.

As provas de Mariana

Também atleta do esqui cross-country, Mariana Silva conseguiu vaga para disputar o biatlo nos Jogos Olímpicos de Inverno da Juventude quase que “em cima da hora”. Ela participou de duas provas na modalidade, sendo 93ª colocada nos 10km e 89ª no 6km sprint. Agora, a paulista de 16 anos se prepara para disputar as provas do esqui cross-country, que começarão na próxima segunda-feira (29).

“Foi uma prova muito difícil muito evento, neve estava escorregadia, vento empurrando muito. Acho que pela distância maior, em questão do percurso a primeiro foi um pouco mais difícil, até porque eram mais voltas. Mas as condições do tempo hoje estavam piores. Minha meta era acertar bastante tiros, acertar a respiração para depois atirar, e esquiar bastante focada na técnica. Acho que consegui”, analisou Mariana.

*De Comitê Olímpico do Brasil (COB)

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Gangwon 2024