Siga o OTD

Gangwon 2024

Brasil encerra Gangwon-2024 com campanha acima do esperado

Com medalha, colocações no top-10 e vitórias inéditas, Brasil celebra campanha histórica nos Jogos Olímpicos de Inverno da Juventude Gangwon-2024

Atletas do Time Brasil na Abertura de Gangwon 2024
(Foto: Wander Roberto/International Olympic Comittee)

Quem acompanha esportes de inverno no Brasil comemora vários “pequenos resultados” como se fosse uma medalha. Afinal, estando em um país sem neve em abundância, a prática dessas modalidades é muito mais difícil. Porém, aos poucos os resultados vão crescendo e a campanha histórica do Time Brasil nos Jogos Olímpicos de Inverno Gangwon-2024 mostra que estamos no caminho certo para chegar a grandes conquistas

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

O Brasil tem uma história muito recente nos esportes de inverno, começando a participar com frequência de competições internacionais há menos de 40 anos. Em um processo de evolução, muita gente esperava que o país poderia chegar ao pódio olímpico daqui uns 10 ou 20 anos. Mas a primeira medalha chegou este ano. Com um desempenho fenomenal ao longo da competição, Zion Bethonico fez história em Gangwon, conquistando um bronze no snowboard cross.

Mas não foi só com a medalha de Zion onde o Brasil demonstrou uma boa evolução nesses Jogos Olímpicos da Juventude. Lucas Koo mostrou um desempenho forte na patinação de velocidade em pista curta, brigando com atletas de potências na modalidade como China e Coreia do Sul em várias baterias. O patinador ainda teve uma chance de pódio não concretizada após uma decisão polêmica da arbitragem na disputa dos 1000m.

Outros top-10 vieram nos esportes de trenó, com top-10 para Eduardo Strapasson no skeleton e Luis Felipe Souza no bobsled. Já no curling, uma vitória histórica contra a Alemanha, além de boas partidas contra equipes mais experientes.

COB avalia campanha de forma positiva

Para o Comitê Olímpico do Brasil, a boa campanha nos Jogos Olímpicos de Inverno da Juventude pode ajudar a evoluir ainda mais os esportes da neve e do gelo no país. “É um crescimento que agora é palpável. Uma coisa é falar que daqui tanto tempo vamos estar dessa forma. Mas já estamos. Essa medalha com certeza irá alavancar mais ainda os esportes de inverno no Brasil”, disse Paulo Wanderley, presidente do COB, em entrevista ao Olimpíada Todo Dia.

Uma das maiores atletas de todos os tempos do Brasil no esqui cross-country e no biatlo, Jaqueline Mourão também comemorou os resultados brasileiros em Gangwon. “”Para mim que sou uma pioneira no esporte, passa um filme na minha cabeça. Chegar no momento que o Brasil finalmente consegue sua primeira medalha é muito legal. Eu vejo todo o desenvolvimento da CBDN nas categorias de base e vejo que os mais novos estão cada vez mais se abrindo para os esportes da neve. Estamos vindo com uma nova leva de atletas, tanto no gelo como na neve, onde eles estão em um outro patamar e isso é ótimo. Queremos que eles superem os nossos resultados”, afirmou.

Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e viciado em esportes

Mais em Gangwon 2024