O Conselho da Federação Internacional de Esqui e Snowboard (FIS) aprovou a mudança de federação do snowboarder Pat Burgener. O atleta competia pela Suíça e ganhou a medalha de bronze no halfpipe nos Mundiais de Snowboard de 2017 e 2019. A mãe de Burgener é brasileira e o atleta conseguiu a cidadania no começo desse ano.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Pat Burgener está em 20º lugar no ranking mundial do snowboard halfpipe. O suíço é figura constante no top-10 em etapas de Copa do Mundo com nove pódios ao longo da sua carreira. Ele foi quinto colocado nos Jogos Olímpicos de Inverno de 2018 e 11º em 2022. Já em Mundiais, Burgener ganhou duas medalhas de bronze em 2017 e 2023 e ficou na sétima posição na edição deste ano.
A mudança de cidadania foi confirmada nesta sexta-feira (13) através de um comunicado da Federação Suíça de Esqui (Swiss-Ski). “Claro que sentimos a partida de Pat no sentido esportivo. Porém, não queremos impedir o sonho dele e desejamos o melhor para seu futuro, afirmou Sacha Giger, diretor de esqui e snowboard da Swiss-Ski.
A mudança ainda não aparece no registro de atleta do site da FIS, que deve ser atualizado nas próximas semanas. Mas como houve a liberação da sua federação anterior, Burgener não deve ter problemas para representar o Brasil já na temporada 2025-2026 e nos Jogos Olímpicos de Inverno do ano que vem na Itália.