Siga o OTD

Pequim 2022

Curling feminino perde da Eslováquia e se complica no Torneio Classificatório

Eslováquia freia embalo e diminui chances brasileiras de seguir na busca por Pequim-2022

seleção brasileira de curling feminino torneio classificatório pré-olímpico pequim-2022
(WCF/Umit Uzun)

O quarteto feminino de curling do Brasil não conseguiu a segunda vitória no Torneio Classificatório ao Pré-Olímpico de Pequim-2022. Em sua terceira partida na competição, as brasileiras foram superadas pela Eslováquia por 11 a 4. O resultado deixa a equipe com uma vitória e duas derrotas no Grupo B do evento que está sendo realizada em Erzurum, na Turquia.

Na estreia, as anfitriãs da Turquia venceram as brasileiras pelo placar de 12 a 2. Depois, o quarteto feminino venceu a Áustria pelo placar de 10 a 5. Resta mais uma partida para o término da fase de grupos. Na sequência, a seleção feminina encara a Noruega.

Até aqui, a Eslováquia é a única com três vitórias. Noruega e Turquia possuem duas cada, o Brasil tem uma e a Áustria ainda não venceu. Para seguir, as brasileiras precisam vencer a Noruega e torcer por uma derrota da Turquia. Só assim terão alguma chance de classificação.

A seleção feminina de curling tem Anne Shibuya como skip. Ao lado dela jogam Luciana Barrella, de third, Debora Monteiro, de second e a jovem Letícia Cid. de lead.

O Torneio Classificatório ao Pré-Olímpico, criado neste ciclo olímpico pela WCF (Federação Mundial de Curling), é uma oportunidade única que os homens e mulheres da equipe nacional têm em competir contra seleções de nível técnico semelhante. Ou seja, o país tem um calendário maior de jogos e pode até vencer algumas partidas, mesmo com poucas chances de beliscar uma vaga para Pequim-2022.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

Dominadas

O Brasil passou em branco nos três primeiros ends. A Eslováquia abriu 6 a 0 na partida e jogou muito mais relaxada no restante do confronto. O primeiro ponto da seleção feminina de curling só veio no quarto end.

Quando parecia que as brasileiras iriam entrar na partida, a Eslováquia tratou de marcar mais dois pontos na 5ª entrada, abriu 8 a 1 no placar e esfriou a reação brasileira.

Na sequência, mais dois pontos e a vantagem subiu para 10 a 1. Com a partida praticamente definida, a seleção feminina jogou demais no 7º end e marcou três pontos. Só que as eslovacas anotaram mais um ponto no oitavo end e fecharam a partida em 11 a 4.

Apenas duas vagas em disputa

Diferentemente da disputa de Dupla Mista, a competição por equipes no Torneio Classificatório concede apenas duas vagas ao Pré-Olímpico de Pequim-2022. Isso faz com que o regulamento seja mais difícil para avançar aos playoffs. São dez 10 seleções femininas.

Na disputa feminina, são duas chaves e o Brasil está no Grupo B, ao lado de Áustria, Noruega, Eslováquia e Turquia. As duas melhores seleções avançam aos playoffs. As campeãs de cada grupo se enfrentam e, quem vencer, se classifica ao Pré-Olímpico. As segundas colocadas jogam para definir quem enfrenta a seleção derrotada na outra semifinal.

Mais em Pequim 2022