Siga o OTD

Pequim 2022

Seleção feminina de curling conquista 1ª vitória no Torneio Classificatório

Pelo placar de 10 a 2, quarteto feminino derrota a Áustria e segue vivo na briga por uma vaga ao Pré-Olímpico

curling seleção feminina tornei classificatório pré-olímpico pequim-2022
(WCF/Umit Uzun)

Ufa! Saiu a primeira vitória brasileira no Torneio Classificatório ao Pré-Olímpico de Pequim-2022. A seleção feminina de curling realizou sua segunda partida e conseguiu derrotar a Áustria pelo placar de 10 a 5. O resultado deixa a equipe com uma vitória e uma derrota no Grupo B da competição que está sendo realizada em Erzurum, na Turquia.

Na estreia, as anfitriãs da Turquia venceram as brasileiras pelo placar de 12 a 2. Restam mais duas partidas para o término da fase de grupos. Na sequência, a seleção feminina encara a Eslováquia e depois a Noruega.

O Torneio Classificatório ao Pré-Olímpico, criado neste ciclo olímpico pela WCF (Federação Mundial de Curling), é uma oportunidade única que os homens e mulheres da equipe nacional têm em competir contra seleções de nível técnico semelhante. Ou seja, o país tem um calendário maior de jogos e pode até vencer algumas partidas.

A seleção feminina de curling tem Anne Shibuya como skip. Ao lado dela jogam Luciana Barrella, de third, Debora Monteiro, de second e a jovem Letícia Cid. de lead.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

De virada!

As austríacas, que tiveram a vantagem de jogar a última pedra ao final de cada end, saíram na frente com um 2 a 0 logo no 1º end. Só que as brasileiras tiveram uma reação e tanto, anotaram sete pontos nos quatro ends seguintes, sendo três no 5º, e viraram o placar para 6 a 3.

A Áustria só foi reagir no sexto end, quando marcou mais dois pontos. Só que a seleção feminina estava muito bem na partida e seguiu anotando pontos. Foram mais dois no 7º e no 9º end, abrindo 10 a 5.

Com o placar, o 10º end não precisou ser realizado e a brasileiras garantiram a primeira vitória no Torneio Classificatório ao Pré-Olímpico de Pequim-2022.

seleção brasileira de curling feminino torneio classificatório pré-olímpico pequim-2022
Equipe feminina de Curling do Brasil posa para foto oficial da competição (Divulgação/OQE Erzurum)

Apenas duas vagas em disputa

Diferentemente da disputa de Dupla Mista, a competição por equipes no Torneio Classificatório concede apenas duas vagas ao Pré-Olímpico de Pequim-2022. Isso faz com que o regulamento seja mais difícil para avançar aos playoffs. São dez 10 seleções femininas.

Na disputa feminina, são duas chaves e o Brasil está no Grupo B, ao lado de Áustria, Noruega, Eslováquia e Turquia. As duas melhores seleções avançam aos playoffs. As campeãs de cada grupo se enfrentam e, quem vencer, se classifica ao Pré-Olímpico. As segundas colocadas jogam para definir quem enfrenta a seleção derrotada na outra semifinal.

Mais em Pequim 2022