Siga o OTD

Esportes de Gelo

Isadora Williams desiste do Troféu Nebelhorn e está fora de Pequim-2022

Brasileira tentava sua terceira participação olímpica na patinação artística em Jogos de Inverno

isadora williams patinação artística pequim
Sem condições físicas, Isadora Williams desiste de brigar por uma vaga em Pequim-2022 (Twitter/@IsadoraBrasil8)

Ainda se recuperando de uma lesão no pé, Isadora Williams decidiu não competir no programa longo da patinação artística no Troféu Nebelhorn, na Alemanha, último evento com vagas para Pequim-2022. Sendo assim, a brasileira não vai disputar os Jogos Olímpicos de Inverno do ano que vem.

Isadora Williams até chegou a competir na prova do programa curto, mas terminou no 32º lugar, bem distante das primeiras colocações. Apenas seis vagas estavam em aberto via Troféu Nebelhorn.

Pioneira na patinação artística, Isadora Williams foi a primeira brasileira a competir na modalidade em Jogos Olímpicos de Inverno. Em Sochi-2014, a atleta terminou em 30º lugar e foi a porta-bandeira do Brasil na Cerimônia de Encerramento. Quatro anos depois, em Pyeongchang-2018, ela tornou-se a primeira sul-americana a se classificar para uma final, terminando com a 24ª colocação no total.

+ O BRASIL ZERO GRAU TAMBÉM ESTÁ NO TWITTER, NO FACEBOOK E NO INSTAGRAM! SIGA!

Percalços

Além da tensão inerente de ser a última chance de classificação olímpica, Isadora Williams precisou driblar outros problemas em sua preparação. Diferentemente de ciclos anteriores, a atleta da CBDG não teve uma preparação tranquila para a competição mais importante da temporada.

isadora williams patinação artística Troféu Nebelhorn
Brasileira Isadora Williams durante disputa do Mundial de Patinação Artística no Gelo de 2019 (Reprodução/Instagram)

O maior desafio foi justamente a falta de ritmo. Com a pandemia de covid-19, o rink onde treina ficou fechado por um longo tempo. Voltou a competir apenas em agosto de 2021 no Cranberry Cup, mas uma lesão por estresse no pé voltou a incomodar e a fez desistir do programa longo. Além disso, a evolução de rivais a obrigou a ter um desempenho acima da média.

Fora a morte de seu coreógrafo. Serge faleceu há cerca de um mês. Esse conjunto de situações certamente pesaram no desempenho no Troféu Nebelhorn e foram cruciais para a sua desistência.

Mais em Esportes de Gelo