Siga o OTD

Esgrima

Isabela Carvalho conquista o bronze no sabre do Pan Juvenil

Brasileira teve campanha de três jogos no mata-mata e chegou até a semifinal para conquistar segunda medalha do país na competição

Isabela Carvalho vibra com medalha no sabre sub-20 do Pan-Americano Cadete e Juvenil de esgrima
(Foto: Rosele Sanchotene)

A brasileira Isabela Carvalho conquistou a medalha de bronze na disputa sub-20 do sabre feminino no Pan-Americano Cadete e Juvenil de esgrima, disputado neste domingo (25), no Rio de Janeiro. Ela teve uma campanha de quatro vitórias nas poules e três no mata-mata, antes de cair na semifinal para a porto-riquenha Gabriela Hwanga, que viria a ser campeã.

Número 178 do ranking mundial júnior, Isabela teve uma campanha de quatro vitórias e uma derrota na poule, sendo a segunda colocada em sua chave. Assim, ela teve a 11ª melhor campanha da fase inicial e ficou de bye na primeira rodada do mata-mata. A brasileira estreou somente no quadro de 32, vencendo a chilena Florencia Cabezas por 15 a 13.

Em seguida, Isabela teve uma compatriota pela frente: Ana Beatriz Fraga, que estava invicta até então. Isabela quebrou a sequência da companheira e venceu por 15 a 11, avançando às quartas de final. Por lá, superou a estadunidense Nisha Hild por 15 a 11 e chegou na semifinal, onde acabou derrotada pela porto-riquenha Gabriela Maria Hwang por 15 a 3. Mais tarde, Hwang foi a campeã do torneio.

Não há disputa de terceiro lugar nas competições da esgrima, portanto os eliminados na semifinal asseguram um lugar no pódio. Dessa forma, Isabela garantiu o bronze, conquistando a segunda medalha do Brasil no Pan-Americano Cadete e Juvenil de esgrima. O primeiro pódio do país na competição foi com Laura Correia, na espada feminina cadete.

Outros brasileiros

Além de Isabela Carvalho, outras três brasileiras competiram no sabre juvenil feminino do Pan. Ana Beatriz Fraga, que venceu seis jogos na poule e um no mata-mata, caiu nas oitavas para Isabela e terminou em nono lugar. Isabela Cunha também caiu nas oitavas, diante da canadense Ashley Chen, e ficou em 16º lugar, enquanto Stella Santos perdeu na fase de 16 avos para a mexicana Ingrid Mendiola.

O Brasil também teve representantes na espada feminina e no florete masculino, ambos da categoria sub-20, na competição. Na espada, Victoria Vizeu chegou até as quartas de final e terminou na sétima colocação. Laura Correia, medalhista de prata no cadete, fez uma campanha invicta na poule e parou nas oitavas de final. Ginevra Giordano foi a 19ª colocada geral, enquanto Clara Amaral foi a 28ª.

Já no florete, nenhum brasileiro chegou nas oitavas de final. Pedro Nogueira e Murilo Machado perderam no quadro de 32, terminando na 17ª e na 24ª colocação, respectivamente. Já Giorgio Fumagalli e André Mura perderam ainda no quadro de 64, sendo o 33º e o 34º na classificação geral, respectivamente.

O Pan-Americano Cadete e Juvenil de esgrima segue em disputa na Arena Carioca 1, no Rio de Janeiro, até o dia 27. Nesta segunda-feira (26), haverá as disputas por equipes juvenis o florete feminino, espada masculina e sabre masculino. O Brasil contará com um time em cada uma das armas.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Esgrima