Siga o OTD

Esgrima

Brasil fica com a prata no sabre por equipes do Pan Juvenil

Na decisão do Pan-Americano Cadete e Juvenil, a equipe brasileira perdeu a final para os Estados Unidos

Equipe masculina de sabre do Brasil foi vice-campeã no Pan Juvenil (Foto: Rosele Sanchotene/CBE)
(Foto: Rosele Sanchotene/CBE)

Mais uma medalha no Rio de Janeiro! Na disputa por equipes do sabre masculino no Pan-Americano Cadete e Juvenil de esgrima, o Brasil terminou com a prata, ao ser superado pelos Estados Unidos na decisão. Entre as mulheres, a equipe brasileira perdeu a luta pelo bronze no florete, contra o Canadá. Agora, com esta conquista, o país possui três pódios no evento, já que Isabela Carvalho e Laura Correia também medalharam no individual.

No início da sua campanha, os esgrimistas Dylan Ykuno, Erico Patto, Matheus Becker e Renato Saliba derrotaram o Peru nas quartas de final por 45 a 22 e avançaram para a semifinal do torneio. Depois, eles encararam a boa equipe da Venezuela e alcançaram mais uma vitória (45 a 43), o que carimbou a vaga do país na final. No entanto, o Brasil perdeu o confronto para o time estadunidense pelo placar de 45 a 32 e encerrou sua trajetória na segunda posição.

“Conseguimos bons momentos nesta final. Não levamos o ouro, mas conseguimos jogar bem e nos divertimos bastante. Estamos muito satisfeitos e queremos agradecer à nossa equipe técnica, que esteve sempre conosco”, disse Renato Saliba, um dos integrantes da equipe que levou o Brasil ao pódio mais uma vez.

Sem pódio no florete e na espada

Já no florete feminino, Carolina Brecheret, Gabriella Vianna, Lívia Blurberry e Stella Frias foram as representantes brasileiros no Pan Juvenil. Elas tiveram um ótimo início e repetiram o feito do sabre masculino: superaram o Peru nas quartas, com um triunfo por 44 a 35. Na sequência, o Brasil não conseguiu se classificar para a decisão, perdeu para o México (43 a 41) e se encaminhou para a disputa pela medalha de bronze. Por fim, em um duelo muito equilibrado, as brasileiras caíram diante do Canadá, perdendo pelo placar total de 38 a 37.

Na arma que encerrou a participação do Brasil no dia, Eduardo Gonçalves, Matheus Brandt, Rafael Mangiaterra e Rafael Ribeiro competiram pelo país na espada masculina. Eles começaram o torneio com uma derrota diante do Panamá, nas quartas de final, por 45 a 42. Logo depois, na disputa por posições intermediárias da classificação, os brasileiros retornaram ao embate e venceram a Venezuela por 45 a 31. No último duelo, eles caíram para a Costa Rica (45 a 41) e finalizaram a chave no sexto lugar geral.

Jornalista capixaba formado na PUC-SP e amante dos esportes olímpicos e paralímpicos.

Mais em Esgrima