Siga o OTD

Esgrima

Bia Bulcão começa bem, mas não avança em Novi Sad

Brasileira teve campanha quase perfeita na poule e chegou na última rodada da fase preliminar, mas acabou derrotada

Bia Bulcão em ação durante Copa do Mundo de florete; Mariana Pistoia também competiu
(Foto: Miriam Jeske/COB)

A brasileira Bia Bulcão ficou muito perto de garantir uma vaga no quadro principal da Copa do Mundo de florete feminino, em Novi Sad, na Sérvia, nesta sexta-feira (08). Ela fez uma boa campanha na poule e chegou a vencer um duelo no mata-mata, mas perdeu na última rodada da fase preliminar e não avançou. Já Mariana Pistoia venceu apenas um jogo na poule e não passou da fase inicial.

Bia Bulcão fez uma grande camapnha na poule, vencendo seis dos sete jogos que fez. Ela passou pela singapuriana Melanie Huang (5 a 2), pela russa Arina Kamaldinova (5 a 4), pela turca Alisa Isbir (5 a 3), pela marfinense Maxine Esteban (5 a 3) e pela romena Andreea Dinca (5 a 0), perdendo apenas para a venezuelana Isis Gimenez (5 a 2). Dessa forma, a brasileira teve a 30ª melhor campanha entre todas as 199 atletas que participaram da poule.

Com isso, a esgrimista ficou de bye no quadro de 256 preliminar e entrou de forma direta na segunda rodada. Por lá, venceu a chilena Katina Proestakis por 15 a 13 e se garantiu na terceira e última fase preliminar. A brasileira enfrentou a húngara Amita Berthier e acabou derrotada por 15 a 9, ficando sem a vaga ao quadro principal.

Outra brasileira em ação na Copa do Mundo de Novi Sad, Mariana Pistoia venceu apenas um jogo e perdeu seis na poule. Assim, não avançou ao mata-mata e terminou a competição na 181ª colocação geral. Ainda nesta sexta, mas em Tokoname, Guilherme Toldo superou o quadro preliminar e chegou até a fase principal da Copa do Mundo de florete. Ele competirá na madrugada deste sábado.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Esgrima