Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Equipes ficam em 11º lugar na Copa do Mundo da Tailândia

Time de espada masculina e florete feminino perderam na 1ª rodada na esgrima em cadeira de rodas

Jovane Guissone irá competir no Mundial de paraesgrima - Copa do Mundo de esgrima em cadeira de rodas por equipes
(Foto: Alessandra Cabral/CPB)

O Brasil foi representado por duas equipes na Copa do Mundo de esgrima em cadeira de rodas, em Nakhon Ratchasima, na Tailândia, mas todas perderam na primeira rodada de suas respectivas disputas, nesta sexta-feira (08). Dessa forma, o país se despediu da competição sem brigar por medalhas individuais ou coletivas.

Pela espada masculina, a equipe formada por Vanderson Luis, Kevin Damasceno, Lenilson de Oliveira e Jovane Guissone era a cabeça de chave número 5 do torneio e perdeu para a Índia na primeira rodada, por 45 a 44. O Brasil chegou a ter 35 a 24 de frente, mas Venkateshwar Rao e Parveen Parveen viraram sobre Kevin Damasceno e Jovane Guissone nas duas parciais finais.

Assim, o time teve que disputar o torneio que define as últimas colocações. Em seu primeiro embate, perdeu para a Tailândia por 45 a 34. O Brasil enfrentaria a Itália valendo o 11º lugar da competição, mas a equipe europeia teve de desistir por conta de lesão. Dessa forma, a equipe verde-amarela terminou em 11º lugar.

Pela disputa do florete feminino, o Brasil teve uma equipe que contou com Monica Santos, Rayssa Veras e Carminha Oliveira. O time perdeu no quadro de 16 para os Estados Unidos, por 45 a 32. Assim, também teve que disputar as posições finais, onde perdeu para a Ucrânia por 45 a 38 e ganhou da Índia por 45 a 19, também ficando em 11º lugar.

Fim da participação

O Brasil ainda contaria com a participação do time misto de sabre, com Monica Santos, Kevin Damasceno e Vanderson Luis, mas desistiu antes da estreia. Assim, o país encerrou sua participação na Copa do Mundo da Tailândia de esgrima em cadeira de rodas. Os melhores resultados foram as oitavas de final de Jovane Guissone (sabre, florete e espada B) e de Monica Santos (florete B).

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Paralimpíada Todo Dia