Siga o OTD

Esgrima

Guilherme Toldo supera quali da Copa do Mundo de Tokoname

Brasileiro teve quatro vitórias na poule e outras duas no mata-mata para se garantir no quadro principal da competição

Guilherme Toldo aponta o dedo para cima em comemoração; ele está na chave principal da Copa do Mundo de Tokoname de florete
(Foto: Marina Ziehe/COB)

O brasileiro Guilherme Toldo superou a fase preliminar Copa do Mundo de florete masculino, em Tokoname, no Japão, e avançou ao quadro principal do torneio, nesta sexta-feira (08). Ele venceu quatro duelos na poule e outros dois no mata-mata para se garantir entre os 64 melhores atletas da competição. Pedro Marostega, Lorenzo Mion e Ricardo Pacheco também competiram, mas não avançaram.

Iniciando sua participação, Guilherme Toldo conseguiu quatro vitórias e duas derrotas na fase de poules. Ele passou pelo japonês Shimpei Matsubuchi (5 a 1), pelo chinês Liu Baiji (5 a 1), pelo canadense Daniel Gu (5 a 1) e pelo croata Borna Spoljar (5 a 0). Já suas derrotas vieram diante do honconguês Nicholas Choi (5 a 1) e do sul-coreano Jeongweon Han (5 a 3).

Com o desempenho, o medalhista de bronze no Pan de Santiago-2023 teve a 43ª melhor campanha da fase inicial e garantiu um lugar no quadro preliminar. Em seu primeiro embate, passou pelo britânico David Williams por 15 a 10. Em seguida, derrotou o alemão Luis Klein por 15 a 11 e carimbou o passaporte para o quadro principal, que acontecerá na madrugada deste sábado (09).

Número 36 do mundo, Toldo enfrentará o japonês Kazuki Iimura, 27º colocado do ranking mundial, em sua estreia na chave principal. O duelo acontecerá às 00h (horário de Brasília). Em caso de vitória, pegará um norte-americano: Ethan Gassner ou Nick Itkin, atual vice-campeão mundial e medalhista de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Outros brasileiros

Entre os outros brasileiros na Copa do Mundo de Tokoname, Pedro Marostega teve uma campanha de três vitórias e três derrotas na poule. No mata-mata, perdeu para o chileno Leopoldo Alarcon, por 15 a 2, e encerrou em 124º lugar. Por fim, Lorenzo Mion e Ricardo Pacheco venceram apenas um jogo dos seis que fizeram na poule. Assim, não avançaram para o mata-mata.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Esgrima