Siga o OTD

Esgrima

Mundial cadete e juvenil de esgrima de 2026 será no Rio

Escolha aconteceu na madrugada deste sábado em Congresso da FIE, valorizando arenas deixadas como legado olímpico da Rio-2016

Anúncio do Mundial juvenil e de cadete de esgirma rio 2026. Presidente da CBE, Ricardo Machado, durante a apresentação do Rio de Janeiro. Foto: Augusto Bizzi/FIE.
(Foto: Augusto Bizzi/FIE)

A participação marcante de nossa esgrima nos Jogos Pan-Americanos de Santiago do Chile evidenciou o crescimento brasileiro da modalidade nas Américas. Além disso, tambémchamou atenção a nível mundial. E a Confederação Brasileira de Esgirma (CBE) acabou de conquistar uma expressiva vitória fora das pistas. O Brasil foi escolhido como sede do Campeonato Mundial Cadete e Juvenil, que será disputado em abril de 2026.

A escolha do Rio de Janeiro como sede do grande evento aconteceu na madrugada deste sábado (25), durante o Congresso da Federação Internacional de Esgrima (FIE), em Sharm El-Sheikh, no Egito.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIKTOK E FACEBOOK

Cidade acostumada a sediar megaeventos multi-esportivos, como o Pan-Americano de 2007 e os Jogos Olímpicos de 2016, o Rio de Janeiro será palco do Mundial. E o legado olímpico se fará presente. Nas pistas de suas Arenas, mais promissores atletas da modalidade em todo o mundo poderão lutar por medalhas. Um deleite para o público carioca, que poderá torcer e vibrar com grandes espetáculos proporcionados com esgrima do mais alto nível. E presenciar o surgimento de jovens talentos para o nosso esporte.

“É uma das maiores conquistas que tivemos. Um evento desta magnitude, de nível mundial, faz com que busquemos um investimento elevado na aquisição de equipamentos: pistas, aparelhos, infraestrutura em geral. E tudo isso será revertido em benefício da esgrima brasileira. Além disso, um Campeonato Mundial atrai interesse da mídia, traz uma visibilidade muito grande para nós. Estamos no cenário mundial e precisamos permanecer nele e assim vamos construindo a nossa história”, afirmou Ricardo Machado, presidente de CBE.

Desafio é fortalecer nova geração brasileira da esgrima

Um dos grandes responsáveis pela escolha do Brasil como sede do Campeonato Mundial Cadete e Juvenil, foi Arno Périllier Schneider, vice-presidente da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE). Arno realizou um importante trabalho de bastidores junto à Federação Internacional de Esgrima (FIE) que culminou com a decisão de realizar a competição em nosso país.

“O Campeonato Mundial Cadete e Juvenil é a segunda mais importante competição de esgrima do mundo, só sendo superado pelo Mundial Sênior. Contudo, é a maior em número de participantes e a que exige maior preparação no que diz respeito à material para sua realização, disse Arno, revelando qual o principal alvo da CBE ao trazer a relevante competição ao Brasil.

“Desenvolver nossas novas gerações de esgrimistas, está é a razão principal de termos buscado trazer essa competição para o nosso país. O material que será adquirido para a realização do evento ficará como legado para o desenvolvimento da esgrima no Brasil. Além da projeção nos aspecto esportivo a nível nacional e internacional da CBE e da modalidade”, concluiu. 

Federação Internacional de Esgrima (FIE) anuncia mundiais de 25 e 26

Além da Rio-2026, a Federação Internacional de Esgrima (FIE) anunciou onde será outros campeonatos mundiais em 2025 e 2026. O mundial cadete e juvenil de 2025 será em Wuxi, China. Já o mundial adulto de 2025 será em Tbilisi, capital da Geórgia. Finalmente a decisão pelo mundial de 2026 foi em favor de Hong Kong.

Participação marcante no pan-americano de Santiago-2023

A esgrima brasileira vive um excelente momento. Os atletas brasileiros conquistaram cinco medalhas nos Jogos Pan-americanos de Santiago-2023. O ponto alto foi a medalha de ouro por equipes, na espada feminina. Além disso, foram três medalhas no florete e outra na espada. Guilherme Toldo e Mariana Pistoia levaram bronze na disputa individual de florete. Alexandre Camargo também teve enfim a maior conquista de sua carreira com o bronze na espada masculina. E finalmente, a equipe de florete masculina levou um bronze diante do Chile.

+Brasil ganha ouro histórico marcado por despedidas

Interessado em cinema, esporte, estudos queer e viagens. Se juntar tudo isso melhor ainda. Mestrando em Estudos Olímpicos na IOA. Estive em Tóquio 2020.

Mais em Esgrima